O neurologista Sérgio Augusto Pereira Novis faleceu nesta quinta-feira (12). Dr. Novis era uma das maiores referências da especialidade no Rio de Janeiro, onde atuou como médico e professor, formando gerações de profissionais destacados e socialmente comprometidos. Sérgio Augusto era Irmão da Santa Casa da Misericórdia, instituição na qual chefiou a 24ª e a 25ª Enfermarias de Neurologia.
Nascido em em 16 de maio de 1940, no Rio de Janeiro, Dr. Novis era filho de Aloysio Augusto Novis e Francisca de Freitas Pereira Novis. Seu bisavô, Manoel Vitorino Pereira foi patrono da Cadeira nº 19 da Academia Nacional de Medicina. Tanto seu o pai quanto o seu avô paterno – Dr. Aristides Novis -, foram Membros Honorários Academia.
Sérgio Augusto Novis graduou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1963. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) cursou a especialização de Neurologia, finalizada em 1964.
Sérgio Novis foi Livre Docente Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971, tendo sido condecorado Professor Emérito pela instituição, em 2011. Dr. Novis foi ainda Professor Titular de Neurologia da Escola de Medicina Souza Marques e da PUC. Além de docente, ele também se dedicou à pesquisa de acidentes vasculares encefálicos, esclerose múltipla e neuro-aids.
Em 2008, seus ex-alunos do médico fundaram a Associação dos Discípulos do Professor Sergio Novis. Nos 50 anos da Academia Brasileira de Neurologia, celebrado em 2012, recebeu o Troféu Coruja de Ouro, destinado a profissionais brasileiros que prestaram contribuições relevantes à especialidade no País. Dr. Novis foi Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e presidente da entidade, de 1989 a 1990. Ele ainda foi Membro Titular da American Academy of Neurology e da Societé Française de Neurologie, além de membro do corpo editorial de diversas publicações científicas, entre elas a Archives of Neurology (Chicago) e a Revista Brasileira de Neurologia.
Em 2007, Sérgio Novis atuou como Membro Fundador da Sociedade Brasileira de História da Medicina – Capítulo do Rio de Janeiro; e foi eleito presidente da Secção de Medicina da Academia Nacional de Medicina, onde atuou de 2015 a 2017.
O neurologista também foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, tendo ocupado a Cadeira No. 2 da Secção de Medicina, que teve como patrono Miguel da Silva Pereira. O médico ainda foi eleito para a vaga de Milton Fontes Magarão, falecido em 1986. Em 2016, tornou-se Membro Emérito da entidade, sob a presidência do Acadêmico Francisco José Barcellos Sampaio.