Ônibus com hora certa

Ponto de Onibus na Presidente Vargas por Andre leal Não é tão hora certa assim, afinal, o trânsito não é algo que se dê para controlar com precisão. Mas a Prefeitura do Rio está planejando aplicar em toda a cidade um sistema GPS em ônibus que junto com painéis nos pontos, permitirá aos usuários de ônibus saber quanto tempo falta para o ônibus chegar.

De acordo com matéria do O Dia, Através do rastreamento por GPS, é possível saber a localização, a velocidade, o tempo de viagem e quantos minutos faltam para ele chegar ao ponto. O projeto que está em fase final de tetes no Fundão, em que permite saber com exatidão o horário de parada de cada um dos 13 ônibus da Viação Real Brasil que circulam entre os prédios da universidade e o campus da Praia Vermelha.

E não é só isso, vai dar para saber o horário pela Internet!!! Imagine como isso facilita a vida, você não precisa correr para pegar o ônibus, ou se desesperar e sair correndo como louco para o ponto… Além que saber quanto tempo falta ajuda a acalmar, pode-se ir beber uma água… E com o aumento da tecnologia de internet por celular (do jeito que as coisas andam, logo a camada mais popular da população vai ter acesso), vai otimizar a vida de muitas pessoas.

Ônibus com horário certo de chegada no ponto. O que parecia impossível está cada vez mais perto de ganhar as ruas do Rio. Um sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), criado pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da UFRJ, promete pôr fim às intermináveis esperas nas paradas de ônibus.

A Prefeitura do Rio quer aplicar a tecnologia em toda a frota da cidade. Inicialmente, o modelo deverá ser adotado nas paradas distribuídas ao longo de vias expressas, como as as avenidas Brasil e a Rio Branco e o Aterro do Flamengo.

Foto Pres. Vargas por André Leal.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui