Niterói aposta no universo Geek para estimular economia criativa na cidade

Chamada ''Cultura Geek'' tem recebido atenção especial da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, através de iniciativas que estimulam a produção tecnológica e apostam na geração de emprego e de renda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

Seja por meio de jogos eletrônicos, quadrinhos, literatura fantástica, mangás, animes, música, filmes ou jogos de tabuleiro, a chamada ”Cultura Geek” é fonte infinita de manifestações artísticas. Economicamente em ascensão a nível mundial, o setor recebe, em Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, atenção especial da Secretaria Municipal das Culturas, através de iniciativas que estimulam a produção tecnológica, apostando na geração de emprego e de renda dessa forte vertente da economia criativa.

Na chamada pública de Audiovisual da referida pasara, foram selecionados 3 projetos de inovação, para desenvolvimento de jogos eletrônicos. Um deles é o Adventure Llama – jogo de plataforma, com mecânica de quebra-cabeça -, premiado em 2018 pelo Google como um dos melhores jogos de celular na categoria ”casuais”. Em contrapartida, a empresa desenvolvedora realizará distribuições gratuitas do jogo em ações de Niterói.

”O mercado de games está em uma constante crescente”, diz Pedro Savino, fundador e produtor da Orube Game Studio, desenvolvedora do Adventure Llama, antes de complementar: ”A iniciativa pública de estimular a produção no setor é fundamental para que possamos adquirir conhecimento e entrar nesse circuito, no mercado, ganhando mais experiência para competir com empresas do mundo inteiro. Com isso, vem a geração de emprego, o aumento do aprendizado técnico e o desenvolvimento de bons produtos comerciais.”

Jogador apaixonado de RPG, o secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, destaca a importância de fomentar as ações: ”Niterói tem uma forte Cultura Geek. Já sediou diversos eventos importantes, tem um público grande e que precisa ser incluído nas políticas culturais da cidade. Precisamos conhecer e reconhecer as mais variadas formas de cultura urbana.”

Advertisement

Para Giordano, além da valorização cultural, a inserção geek nas políticas públicas também é fundamental para a economia. ”Quando se fala em jogos, existe toda uma rede por trás dos sistemas. São programadores, designers, roteiristas, dubladores, que trabalham nesse setor e vendem um produto de alto consumo hoje em dia”, diz.

WhatsApp Image 2021 05 24 at 22.26.01 1 Niterói aposta no universo Geek para estimular economia criativa na cidade
Leonardo Giordano, secretário municipal das Culturas de Niterói – Foto: Divulgação

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce mostrou que o público da chamada economia geek gasta até 40% a mais do que a média nacional. Niterói é a terceira cidade mais geek do país, segundo um levantamento feito pela Amazon no mesmo ano. O estudo ranqueia as 10 cidades brasileiras que mais consumiram produtos geeks nos anos de 2018 e 2019, com base na análise de dados de vendas de cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

O secretário das Culturas reforçou, ainda, que novas ações estão sendo pensadas para o setor, incluindo encontros, feiras e eventos. ”Em um cenário melhor, no que diz respeito à pandemia, estamos projetando tornar Niterói um grande polo difusor da Cultura Geek. A cidade tem potencial, público, e tudo isso aquece a economia, gera emprego e renda, além de fortalecer a cultura”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói aposta no universo Geek para estimular economia criativa na cidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Niterói aposta no universo Geek para estimular economia criativa na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui