Niterói cria Passaporte Ecológico para visitantes

Documento tem o objetivo de divulgar o ecoturismo e a estimular o uso consciente desses espaços naturais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro visto da praia de Icaraí, em Niterói. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Niterói é uma cidade com muitas paisagens naturais, 50% de seu território é composto por áreas naturais protegidas, com 45 trilhas e dez Unidades de Conservação (UC). Para explorar esse potencial, a Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) está elaborando um Passaporte das Unidades de Conservação de Niterói, documento que reunirá carimbos para o visitante colecionar suas experiências em forma física.

O documento tem o objetivo de divulgar o ecoturismo e a estimular o uso consciente desses espaços naturais, incentivar pesquisas científicas e promover o desenvolvimento sustentável.

passaporte Niterói cria Passaporte Ecológico para visitantes
Foto: Divulgação

De acordo com a secretaria, o passaporte, que deve ser lançado ainda neste semestre, é uma ferramenta interativa e didática de conscientização, com foco em expor a importância das unidades de conservação para a proteção da biogeodiversidade e da qualidade de vida. Os visitantes poderão conhecer belas paisagens inseridas no meio urbano e carimbar nele memórias e experiências vividas nesses locais.

A engenheira florestal Maria Carolina Campos explica, ao O Globo, que o passaporte busca aproximar a população de áreas pouco conhecidas. “Apresenta informações importantes como o histórico e a data de criação, a categoria, a importância ecológica e as atividades de uso público referentes a cada unidade. Apesar de a visitação nas áreas protegidas ser incentivada, é importante destacar alguns cuidados a serem tomados. Não alimentar a fauna silvestre, descartar o lixo no local correto e não caminhar fora das trilhas são alguns deles”, exemplifica.

Advertisement

Leia também

Taxas de condomínio disparam no Rio; confira bairros com valores mais altos

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Informações do portal O Globo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói cria Passaporte Ecológico para visitantes

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui