Niterói é a cidade com o melhor saneamento básico do Estado e a 4ª no ranking nacional

Marilena Ramos, do Grupo Águas do Brasil, destacou que a operação eficiente dos serviços de água e esgoto pode impactar positivamente as pessoas e o meio ambiente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil verificou que a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, subiu 19 posições no ranking que avalia as condições de saneamento dos municípios brasileiros. Agora, Niterói ocupa a 4ª posição em nível nacional, sendo ainda a cidade mais bem avaliada Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Instituto, o ganho de posições de Niterói está relacionado ao programa de combate a perdas de água adotado pela Águas de Niterói, pertencente ao Grupo Águas do Brasil. A cidade vem registrando uma queda gradativa no nível de perdas e, em 2022, atingiu a marca de 25%. Cidades atendidas pelo Águas do Brasil – Petrópolis e Campos dos Goytacazes ocupam em segundo e terceiro lugares no ranking estadual, respectivamente. No ranking nacional, os municípios ocupam o 33º e 35º lugares, nesta ordem.

“O trabalho realizado pela concessionária Águas de Niterói é contínuo e demonstra na prática como a operação eficiente dos serviços de água e esgoto pode impactar a vida das pessoas, aumentando a qualidade de vida e a proteção ao meio ambiente. Essas são premissas básicas para o Grupo Águas do Brasil, por isso é gratificante receber o reconhecimento do Trata Brasil, instituto de tamanha credibilidade no país”, disse Marilene Ramos, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil, que fez a rede de atendimento sanitário de Niterói saltar de 35%, em 1999, para 95% da população, através de um investimento de mais de R$1,3 bilhão. Os resultados podem ser vistos na balneabilidade das águas de praias, como em Icaraí, Boa Viagem, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

“A posição de Niterói no Ranking do Trata Brasil mostra os investimentos contínuos da Águas de Niterói no saneamento do município. Temos um programa robusto de melhorias de abastecimento, redução de perdas, e medição das comunidades e áreas irregulares, para que tenhamos cada vez mais controle operacional do sistema, melhorando nossos indicadores com uma gestão sustentável, gerando impacto positivo enorme para o social e para o meio ambiente. Essa conquista é um resultado do trabalho de todos os nossos colaboradores, da nossa Operação que não para, e do nosso serviço 24 horas para a população”, afirmou o diretor de Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.

Advertisement

Ao assumir os cuidados com Niterói, em 1999, a Águas de Niterói verificou que a água só chegava a 72% da população. Três anos depois, 100% da população contava com abastecimento regular de água, inclusive os moradores da Região Oceânica, que era abastecida por poços e carros-pipa. Na ocasião, aproximadamente 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, provenientes do Rio Macacu. Atualmente, são 523 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água tratada por segundo. Os resultados impactam na preservação dos mananciais e na qualidade de vida da população.

No decorrer dos seus 25 anos de atuação, o Grupo Águas do Brasil chegou à marca de mais de 5 milhões de pessoas em 32 municípios da Região Sudeste, sendo atendidas pelos serviços da companhia, cujo investimento no combate a perdas chegou a mais de R$130 milhões nos últimos cinco anos, através do programa Água de Valor, que impede perdas anuais, que poderiam abastecer uma cidade de 260 mil habitantes.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói é a cidade com o melhor saneamento básico do Estado e a 4ª no ranking nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui