Niterói é a cidade mais competitiva do Estado do Rio de Janeiro

O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Niterói está em 44º e o Rio em 67º

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A direção do MAC não cobra pela realização dos eventos, mas propõe contrapartidas / Foto: Tomaz Silva (Agência Brasil)

Niterói se manteve em primeiro lugar entre as cidades do estado do Rio de Janeiro na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Niterói é o único representante do estado entre os 50 municípios do Brasil que mais priorizam as políticas públicas, atendem as necessidades da população e conseguem gerar um ambiente de negócios favorável. Apesar da comemoração, a cidade aparece em 44º, caiu 15 degraus em 1 ano.

Niterói se destacou, principalmente, em três pilares, com avanços em relação aos resultados do último ranking. Saneamento (saiu do 12º para ocupar o 8º), Inovação e Dinamismo Econômico (saiu do 36º para ocupar o 20º) e Capital Humano (saiu do 33º para ocupar o 11º). De acordo com o ranking, o município está entre as cidades com os melhores números do País em cobertura de abastecimento de água, cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do tratamento de esgoto e destinação do lixo.  

Esse resultado mostra que o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói desde 2013 se reflete em melhor qualidade de vida para os niteroienses. Estamos alinhados com a tendência mundial de prioridade à sustentabilidade, com ações que são referência no país. Não vamos medir esforços para fazer Niterói avançar cada vez mais, com sustentabilidade urbana e justiça social”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Já a capital de 2020 para 201, subiu 4 e aparece em 67º, e aparece em 8º em Inovação e Dinamismo Econômico, 24º em Funcionamento da Máquina Pública (um salto de 149 posições), 74º em capital humano (+28) e 96º em Acesso à Educação (queda de 12). Em desafios Sustentabilidade Fiscal 329º, Qualidade da Saúde 302º, Acesso à Saúde 267º, Telecomunicações 223º, Segurança 209º e Qualidade da Educação º.

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), a definição de competitividade, sob a ótica da gestão pública, diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Todas as cidades foram avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios: Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói é a cidade mais competitiva do Estado do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui