A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, é a mais limpa do Brasil, de acordo com o Índice Sustentar de Limpeza Urbana (Islu), divulgado nesta quinta-feira (7). Com a premiação, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) foi alçada ao primeiro lugar na avaliação do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e da PwC. Para fazer a avaliação, as instituições levaram em consideração critérios, como destinação e gestão adequada do lixo, além do impacto ambiental.
O Islu também avaliou a aplicação dos recursos na execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por parte dos municípios. A PNRS considera o gerenciamento adequado desse tipo de descarte, a despesa total dos municípios com a limpeza urbana, a média de resíduos por habitante, e o número de trabalhadores empenhados na atividade de limpeza urbana.
No estudo foram avaliadas 115 cidades brasileiras, com pelo menos 250 mil habitantes. Niterói alcançou 0,748 pontos, ultrapassando Londrina, e Rio de Janeiro, com 0,747 e 0,742 pontos, respectivamente. Os três municípios ficaram à frente de Blumenau, Vila Velha, Campinas, São Vicente, Praia Grande, Santos e Recife, que figuram entre os dez primeiros colocados.
Para ajudar a população a monitorar o grau de limpeza de Niterói, a Clin lançou um painel virtual de gestão de resíduos, no qual são informados o volume de resíduos descartados na cidade, o mapa com dia e hora de coleta, gráficos com o percentual de coleta do município, além de informações sobre coleta seletiva, pontos de entrega de resíduos recicláveis e eletrônicos. Os interessados podem acessar as informações no site da Clin.
Mensalmente a Clin recolhe mais de 20 mil toneladas de lixo, incluindo produtos da varrição, galhos, lodo, recicláveis domiciliares e resíduos orgânicos, segundo a Prefeitura da cidade.
Informações: O Globo.
Mais uma fake newa produzida pelo nosso governador meninão com cara de bebe chorão .
Já foi em Icaraí? Cheio de coco de cachorro pelas calçadas.
Patrícia Lima, estava comendo meu jantar e quando comecei a ler esse seu artigo de fakenews falando que niteroi era super limpa, acabei engasgando, cuspindo a pizza e tive uma diarreia bizarra, infelizmente.
Espero que vc não faça mais isso.
Só pode ser sacanagem e propaganda enganosa. Está um lixo. Nunca vi tão suja.
Alameda São Boaventura e transversais sempre imundas.
Se Niterói e Rio de Janeiro estão no top deste ranking, imagina as outras cidades brasileiras. Deveriam mudar de nome para lixões a céu aberto. Em Copacabana se tropeça no lixo nas calçadas e ruas, além do odor de urina e fezes. Parabéns senhor Prefeito.
Enquanto isso, o Centro e mesmo Zona Sul do Rio estão concorrendo a lixão a céu aberto…
Passando pelo Parque do Flamengo, especialmente nos fins de semana, sujeita para tudo quanto é lado.
Eventos fotográficos realizados de formatura de turmas de Faculdades deixam laminado picado e outros para trás, o vento espalha, inclusive caindo nas águas da praias do Flamengo até Botafogo.
Barraqueiros dominaram a área do calçadão e gramado com cadeiras, ao invés de restringir à areia das praias.
Famílias colocam churrasqueira sobre o gramado embaixo das árvores e ali mesmo preparam a refeição.
A GM Rio e pessoal do SEOP por omissão ou corrupção ignoram tudo. Qualquer que seja, ilícito administrativo.
Quem fez este estudo deve ter se esquecido de visitar o Centro de Niterói. É o maior lixão a céu aberto que conheço. Quem tiver dúvidas, vá e veja.