Acontece em Ljubljana, capital da Eslovênia, o Velocity, a maior conferência mundial sobre mobilidade por bicicleta. A cidade de Niterói está marcando presença no evento, que acontece de 14 a 17/06, através da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Os debates envolvem o setor público, representantes da sociedade civil, o segmento acadêmico, a iniciativa privada e de outros setores de cidades de todo o mundo.
A presença de Niterói, no Velocity, se dá em razão da política de incentivo à mobilidade por bicicleta no município. Os representantes da Coordenadoria Niterói de Bicicleta vão apresentar trabalhos nas áreas de infraestrutura cicloviária e fomento à cultura da bicicleta.
Filipe Simões, responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, ressalta que o município é o único no Brasil a participar do fórum, apresentando os avanços sobre mobilidade por bicicleta.
“A criação e o fortalecimento da Coordenadoria se relacionam com a consolidação de Niterói como referência nacional e internacional nas políticas públicas de promoção à mobilidade por bicicleta. A meta é tornar Niterói uma cidade ainda mais ciclável, na qual todos aqueles que desejarem possam pedalar com segurança em harmonia com os demais modais de transporte”, ressaltou Simões, que acompanha a equipe na conferência.
João Pedro Boechat, diretor de infraestrutura cicloviária da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, participou do fórum, com a apresentação do trabalho “Microdesign de Infraestrutura Cicloviária”, no âmbito dos debates sobre as diferentes abordagens para a infraestrutura cicloviária.
“Estes novos elementos são as chaves para o melhor uso, a qualidade e legibilidade da malha cicloviária. Desta forma, é possível prover ciclovias e ciclofaixas mais seguras e atrair ainda mais pessoas para adotarem a bicicleta como alternativa de mobilidade. Segurança viária, conforme indicam os dados locais e internacionais, é um dos principais fatores que atraem mais pessoas para este modal”, disse João Pedro Boechat.
A diretora de Educação e Comunicação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto, apresentou os resultados da promoção de igualdade de gênero sobre suas rodas em Niterói.
“Temos muito orgulho de ser a cidade com o maior percentual de mulheres pedalando no Brasil, e o nosso desafio é seguir avançando por mais igualdade de gênero na mobilidade por bicicleta. A troca de experiências com as iniciativas de outras cidades é muito rica e inspiradora”, afirmou Helena Porto.
Com 35% de mulheres pedalando, Niterói é a cidade com maior participação de mulheres sobre duas rodas no Brasil, cuja média é de 15%, segundo a última edição Pesquisa Nacional de Perfil do Ciclista, de 2021, e do levantamento realizado pela ONG Ciclocidade, em 2019.
Bom exemplo Niterói,
Sou carioca da gema admiro muito o trabalho que esta sendo realizado, um bom exemplo ao RJ.
Parabéns a todos de Nikit !!!!
Alberto Wester – RJ
Claro que se adiantaram pra buscar uma viagem grátis pra bem longe… hoje, com a teleconferência, não é necessário mais que a autoridade pública gaste o erário em viagens.
Niterói gosta de se mostrar moderninha mas essa prática lhe mostra como usa das mais envelhecidas práticas.
Que contrassenso: pra falar de bicicletas, pago caro andando de avião.
“Avião pra mim, bicicleta pra você!”
parabens a coordenadora deste projeto para ciclovias em niteroi-rj. espero que apos este evento na eslovenia seja ampliado em nitroi com amplaparticipasao das mulheres seja copiado para outras cidade do Rio de Janeiro um belo projeto para escomplicar esse transito cotico das cidade e diminuir a poluiçaõ e execitar os cidaões e cidadaes..