Teve início nesta segunda-feira (11/05) o chamado ”lockdown” (isolamento social mais severo) nas cidades de Niterói e São Gonçalo, localizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e vizinhas uma à outra.
A princípio, essas medidas mais rígidas de circulação de pessoas nas duas regiões vão somente até a próxima sexta-feira (15/05).
Em Niterói, haverá multa de R$ 180 (valor pode dobrar em caso de reincidência) para quem for pego transitando pelas ruas, praças públicas ou praias de maneira ”desnecessária”, isto é, só estão liberados a circular pela cidade funcionários dos serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, postos de combustíveis e pet shops, além, é claro, de profissionais de saúde.
Essas pessoas deverão estar munidas de algum documento (contrato ou carteira de trabalho, por exemplo) que comprove a situação pela qual está circulando.
Para os moradores de Niterói que precisarem se deslocar até outro município, terá que ser apresentado o comprovante de residência. Já os motoristas de veículos prestadores de serviços deverão que mostrar nota fiscal que indique que o deslocamento está sendo realizado para abastecer estabelecimentos de serviços essenciais.
Em São Gonçalo, por sua vez, o ”lockdown” terá início com o fechamento dos principais centro comerciais do município, isto é, Centro e Alcântara. Só estão autorizados a funcionar estabelecimentos considerados essenciais. Quem descumprir a determinação, poderá ser multado em até R$ 9 mil.
Já em relação à circulação de pessoas na cidade, só estão autorizados a se deslocarem às seguintes situações:
- Atendimento médico em unidades de saúde;
- Fins de assistência veterinária;
- Trabalho em atividades consideradas essenciais ou estabelecimento apto a funcionar;
- Entrega de utensílios essenciais a pessoas do grupo de risco;
- Quaisquer órgão público, inclusive delegacias e unidades judiciárias;
- Ida a estabelecimentos que prestam serviços essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado;
- Serviços de entrega;
- Exercício de missão institucional;
- Assistência ou cuidados a idosos, crianças ou portadores de necessidades especiais;
- Prestação de serviços assistenciais à população socialmente vulnerável.
A circulação em São Gonçalo também está autorizada em casos de urgência e emergência, bem como ir a clínicas médicas, odontológicas, de vacinação, de fisioterapia, ou de exames laboratoriais e imagem.
[…] segunda-feira (11/05) teve início o chamado ”lockdown” (isolamento total) nas cidades de Niterói e São Gonçal…, localizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e vizinhas uma à […]