A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ficou no topo do pódio do local mais quente do estado nesta quinta-feira (02/05), alcançando 38,8 graus. Enquanto isso, no Rio, os termômetros marcaram 37,7 graus na Zona Oeste. As previsões indicam que a sexta-feira será igualmente quente e abafada, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevendo que o Rio de Janeiro pode até quebrar recordes de temperatura para o mês de maio, com máxima prevista de 38 graus.
Devido ao calor intenso e à baixa umidade, o Inmet emitiu alerta de perigo à saúde, válido até a próxima segunda-feira para diversas regiões do estado. Na capital, a umidade relativa do ar chegou a alarmantes 20%. Recomenda-se evitar exercícios ao ar livre entre 10h e 16h, assim como aglomerações e ambientes fechados. Para os próximos dias, não há previsão de chuva, e a umidade relativa do ar pode cair ainda mais, chegando a 21% a 30% durante as tardes.
Segundo o Sistema Alerta Rio, a máxima atingiu 38,9 graus por volta das 14h20min, marcando o recorde de temperatura máxima para o mês de maio desde 2014. A sensação térmica média na cidade foi de 43,4 graus.