Niterói ganhará novo polo gastronômico

Lei aprovada pela Câmara Municipal visa ampliar o crescimento dos setores de serviços, comércio e turismos da região. Deputado Binho Guimarães, autor da proposta, afirma que o polo vai favorecer a gastronomia, o lazer e a economia da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro visto da praia de Icaraí, em Niterói. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Foi aprovado na última quinta-feira, (17/11), em sessão plenária na Câmara Municipal de Niterói o Projeto de Lei 155/2022 para a criação e implementação do Polo Gastronômico do Trevo de Piratininga. A proposta, de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT) e coautoria do vereador Atratino (PL), visa o crescimento do setores de serviços, comércio e turismos da região em questão.

O novo polo gastronômico abrangerá o trecho da Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga, entre a rotatória de Camboinhas e a Praça Santa Paulina, incluindo o polígono formado pela Rua Professor Ernani Faria Alves e a Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues.

Para Binho Guimarães o projeto vai ao encontro das ações que se esperam do Poder Público no fomento do setor produtivo do município, em especial no crescimento ordenado e desenvolvimento dos comerciantes da região.

“Estamos favorecendo o comerciante, que é gerador de empregos e de tributos para o município e que foi duramente impactado pela pandemia. Nosso objetivo é desburocratizar, facilitar, por exemplo, a ocupação das cadeiras e mesas, apresentações culturais. É importante a gente pensar, além da retomada econômica, na retomada cultural também. Criar esse polo é favorecer a gastronomia, o lazer e o turismo da nossa cidade”, explica o autor.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 11 18 at 17.10.28 Niterói ganhará novo polo gastronômico
Foto: Reprodução

Com a sanção do projeto, o Código de Posturas do Município de Niterói passa a incluir um Parágrafo em que estabelece os logradouros públicos reconhecidos oficialmente pela Administração Municipal como de interesse turístico, cultural ou gastronômico. Dessa forma, poderão ter tratamento especial quanto à ocupação e uso do mobiliário urbano, conforme regulamentação específica.

A criação de polos gastronômicos tem se mostrado um efetivo instrumento de estímulo, arrecadação e desenvolvimento regional, pois permite aos comerciantes e empresários o investimento em áreas específicas e a criação de dinâmicas aptas a atrair o público da cidade, suscitando um maior fluxo de pessoas para determinados espaços.

O texto segue para sanção do Poder Executivo e entra em vigor na data de sua publicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói ganhará novo polo gastronômico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui