Niterói passa a ter polo educacional focado em jogos eletrônicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
''DiversiGames'', em Niterói - Foto: Lucas Benevides

Na última terça-feira (05/03), Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, passou a contar com um polo educacional focado em jogos eletrônicos. O ”DiversiGames” está localizado no bairro Caramujo, Zona Norte da cidade, e atenderá 120 jovens.

O projeto é uma colaboração entre a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Governo, e o Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Maria Paula, Santa Bárbara e Baldeador.

”Niterói é uma cidade que faz muitos trabalhos sociais e de inclusão. A gente carrega essa bandeira da ação social e agradece muito a parceria que faz projetos como esse acontecerem”, destacou o vice-prefeito niteroiense, Paulo Bagueira.

O DiversiGames tem como missão a promoção ao acesso à cultura gamer, tecnologia e inovação digital para grupos minorizados com o objetivo de promover a diversidade, inclusão, impacto social, conexão, excelência e inovação.

Advertisement

”Essa é uma grande oportunidade para nossas crianças. Espero que elas possam seguir o exemplo de diversas pessoas que agarraram chances como essa para terem uma vida melhor. Aprendam a falar o inglês e agarrem com vontade essa chance para desfrutarem de um futuro melhor”, reforçou Rubia Secundino, secretária municipal de Governo.

Os cursos são destinados a pessoas com idade a partir dos 12 anos e promove a oportunidade de mergulhar na cultura gamer com participação em aulas de League of Legends (LoL), Valorant, FreeFire e desenvolvimento de jogos, além de aulas de inglês, que são obrigatórias.

Idealizadores do projeto DiversiGames, Ricardo Chantilly e Mariana Uchoa, explicaram que o projeto existe a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

”O projeto usa a cultura gamer como ferramenta de transformação social e como estratégia de inclusão social. A gente ensina o jovem a jogar e a ter uma experiência com os games, dentro de duas trilhas de conhecimento, tanto os games do ponto de vista competitivo, quanto também a programação e o desenvolvimento dos jogos, com aula de inglês para todos os alunos. Ainda estamos com inscrições abertas e com vagas para os jovens virem participar”, disseram.

De acordo com o secretário do Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Maria Paula, Santa Bárbara e Baldeador, Oto Bahia, essa é mais uma oportunidade que abre os horizontes dos moradores da região.

”O Caramujo merece esse destaque e tenho certeza de que esse projeto vai transformar vidas e mostrar o potencial incrível que temos aqui. Estamos comprometidos em elevar o Caramujo a novos horizontes e essa é mais uma de muitas conquistas. Este projeto vai muito além dos jogos; é uma porta para novas oportunidades e aprendizado”, afirmou.

A inauguração do espaço contou ainda com a participação do coordenador Geral de Eventos de Niterói, André Felipe; da assessora de acompanhamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Conceição Diniz; e de representantes da embaixada dos Estados Unidos.

As aulas começaram no fim de fevereiro e acontecem duas vezes por semana. Para se inscrever, o candidato precisa comparecer presencialmente à unidade munido de RG, CPF e comprovante de residência.

Em relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado do responsável legal. Caso o menor não possua RG, poderá levar a certidão de nascimento. A unidade de Niterói fica na sede do Núcleo Executivo Regional, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, número 570, sala 105, no bairro Baldeador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói passa a ter polo educacional focado em jogos eletrônicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui