Niterói vai sediar Campeonato Mundial de Va’a de de longa distância

Cidade da região metropolitana do Rio conta com vocação e estrutura consolidada para sediar eventos aquáticos. Em agosto Niterói se tornará o epicentro global da modalidade

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Niterói News

O Brasil sediará pela primeira vez o Campeonato Mundial de Va’a de de longa distância. A competição é considerada a mais importante da modalidade e acontece, de 13 a 21 de agosto, na Praia de São Francisco, em Niterói.

PUBLICIDADE

Para o evento, que ocorre a cada dois anos, são esperados cerca de 1.000 atletas de 30 países. O campeonato colocará Niterói como epicentro do esporte no mundo, dando visibilidade à cidade e projetando a sua qualidade urbanística.  

A competição terá transmissão ao vivo para diversos países, incluindo uma TV aberta no Taiti, país tradicional na prática do esporte. Para Tiago Martins, um dos organizadores do evento: “O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será uma celebração do esporte, da cultura polinésia e da conexão entre países, consolidando Niterói no circuito mundial da canoa havaiana com um legado importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil”.

Praticante do esporte, a prefeita em exercício, Isabel Swan, destaca que Niterói tem vocação e estrutura consolidada para sediar eventos aquáticos.

“A prática esportiva nas águas está no nosso DNA É uma vocação muito forte da nossa cidade. Trazer o Mundial de Va’a faz muito sentido porque temos uma estrutura consolidada para receber essas competições”, disse a secretária, complementando que a cidade tem uma das baías bonitas do mundo. “Tenho convicção de que os atletas vão se encantar pelo nosso mar, pela nossa gente e por Niterói”, disse Isabel Swan.  

Pelas regras da competição, cada país só pode contar com um atleta por categoria, em percursos de 8km, 16km e 24km. O secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Luiz Carlos Gallo, destaca a vida esportiva intensa da cidade na prática da modalidade. São mais de 40 clubes de Va´a, reunindo cerca de três mil remadores.

“A cidade atualmente tem mais de 40 clubes de Va´a e aproximadamente três mil remadores. É palco de grandes competições nacionais e internacionais, e recebe seminários e workshops. Em 2024, sediamos o Campeonato Pan-Americano e agora teremos a honra de ter o Mundial. Tudo isso consolida a nossa vocação para a modalidade. Podemos considerar que Niterói é o Maracanã de Va’a”, afirmou Gallo, segundo o Niterói News.

O campeonato tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Niterói vai sediar Campeonato Mundial de Va’a de de longa distânciaddr newsletter Niterói vai sediar Campeonato Mundial de Va’a de de longa distância

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui