O Brasil sediará pela primeira vez o Campeonato Mundial de Va’a de de longa distância. A competição é considerada a mais importante da modalidade e acontece, de 13 a 21 de agosto, na Praia de São Francisco, em Niterói.
Para o evento, que ocorre a cada dois anos, são esperados cerca de 1.000 atletas de 30 países. O campeonato colocará Niterói como epicentro do esporte no mundo, dando visibilidade à cidade e projetando a sua qualidade urbanística.
A competição terá transmissão ao vivo para diversos países, incluindo uma TV aberta no Taiti, país tradicional na prática do esporte. Para Tiago Martins, um dos organizadores do evento: “O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será uma celebração do esporte, da cultura polinésia e da conexão entre países, consolidando Niterói no circuito mundial da canoa havaiana com um legado importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil”.
Praticante do esporte, a prefeita em exercício, Isabel Swan, destaca que Niterói tem vocação e estrutura consolidada para sediar eventos aquáticos.
“A prática esportiva nas águas está no nosso DNA É uma vocação muito forte da nossa cidade. Trazer o Mundial de Va’a faz muito sentido porque temos uma estrutura consolidada para receber essas competições”, disse a secretária, complementando que a cidade tem uma das baías bonitas do mundo. “Tenho convicção de que os atletas vão se encantar pelo nosso mar, pela nossa gente e por Niterói”, disse Isabel Swan.
Pelas regras da competição, cada país só pode contar com um atleta por categoria, em percursos de 8km, 16km e 24km. O secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Luiz Carlos Gallo, destaca a vida esportiva intensa da cidade na prática da modalidade. São mais de 40 clubes de Va´a, reunindo cerca de três mil remadores.
“A cidade atualmente tem mais de 40 clubes de Va´a e aproximadamente três mil remadores. É palco de grandes competições nacionais e internacionais, e recebe seminários e workshops. Em 2024, sediamos o Campeonato Pan-Americano e agora teremos a honra de ter o Mundial. Tudo isso consolida a nossa vocação para a modalidade. Podemos considerar que Niterói é o Maracanã de Va’a”, afirmou Gallo, segundo o Niterói News.
O campeonato tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Esportes e Lazer.