Após a flexibilização do isolamento social autorizada pelo Governo Estadual na última sexta-feira (05/06), a cidade do Rio de Janeiro começa a voltar à normalidade. Pelo menos no quesito ”trânsito”.
No amanhecer desta segunda (08/06), primeiro dia útil de afrouxamento das medidas restritivas, a capital fluminense apresentava, às 07h, de acordo com informações do Centro de Operações Rio (COR), um congestionamento total de cerca de 9km. Isso acontece após 3 segundas-feiras sem nenhum tipo de engarrafamento.
Já às 08h, o fluxo de trânsito parado chegava a 21km, isto é, 4 vezes maior do que nas 3 semanas anteriores, quando a média de engarrafamento no mesmo horário foi de aproximadamente 5km.
Ainda de acordo com o COR, às 07h50 a pista da Avenida Brasil sentido Centro apresentava lentidão na altura de Realengo, Guadalupe e Coelho Neto. Já na direção contrária da mesma via, isto é, sentido Zona Oeste, havia congestionamento entre Coelho Neto e Barros Filho e, também, na altura de Deodoro.
Ainda mais cedo, por volta das 06h15, um carro causou um acidente na Linha Vermelha, na altura da Rodovia Washington Luís, deixando a região bastante congestionada, afetando, inclusive, a saída de Duque de Caxias.