No dia da Árvore, Itaguaí transplanta mudas recebidas por artistas na Expo 2023

Festival foi declarado a maior festa country carbono neutro do Estado do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP), realizou o transplante das mudas de árvores nativas que os artistas presentes na Expo Itaguaí 2023 receberam no palco durante seus shows.

Seis espécies da Mata Atlântica foram plantadas na entrada do Parque Municipal da cidade e identificadas com placas que mostram a espécie e o artista que a plantou. Por isso, o espaço recebeu o nome de Bosque dos Artistas.

“A gente fica muito feliz em poder, em um dia tão importante quanto hoje, fazer esse plantio e criar o Bosque dos Artistas, que vai ser uma área de proteção onde essas árvores serão cuidadas pelo período necessário até se tornem árvores adultas e possam colaborar com o meio ambiente da nossa cidade”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto.

WhatsApp Image 2023 09 21 at 12.20.24 1 No dia da Árvore, Itaguaí transplanta mudas recebidas por artistas na Expo 2023

Prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, e secretário de meio ambiente, Antonio Marcos Barreto

Advertisement

Neste mesmo evento também foi apresentado o Selo Prima, que declara oficialmente a Expo Itaguaí 2023 como sendo a maior festa country do Estado do Rio de Janeiro Carbono Neutro. Devido a ações de preservação realizadas nos dias do evento, houve uma grande redução na emissão de carbono. Para compensar o que foi emitido, serão plantadas um total de 1.500 mudas da Mata Atlântica nas áreas de proteção ambiental do município.

Essas ações são importantes para que a gente possa trazer toda a população para uma reflexão importante: a gente precisa não só diminuir muito tudo aquilo que provoca a emissão de gases de efeito estufa, de carbono na atmosfera, como também ter iniciativas de plantar, restaurar, reflorestar, para permitir uma melhora da oxigenação do nosso ar, consequentemente, aumentar a qualidade ambiental da nossa cidade”, destacou Barreto.

Ainda de acordo com o secretário, o município vem trabalhando muito forte desde o início da gestão do prefeito Rubão na restauração da Mata Atlântica e de outros fragmentos de espécies nativas. Segundo ele, existe um projeto para que em breve Itaguaí tenha um grande Parque Municipal para que a cidade receba os benefícios gerados pelas florestas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No dia da Árvore, Itaguaí transplanta mudas recebidas por artistas na Expo 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui