No estado do Rio, 7% dos empreendedores tem mais de 64 anos 

Segundo levantamento do Sebrae, homens representam 65% desses empreendedores e 35% são mulheres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saara, no centro do Rio. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A economia prateada, que consiste nas pessoas acima de 50 anos, é considerada a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando US$ 7,1 trilhões por ano mundialmente. Um levantamento do Sebrae Rio mostra que desde o primeiro trimestre de 2019 até agora, a representatividade dos donos de pequenos negócios do Rio de Janeiro que tem mais de 64 anos e manteve-se estável. Atualmente, 7% dos empreendedores do estado estão com essa faixa etária. Homens representam 65% desses empreendedores e 35% são mulheres. 

Dentro desse perfil, majoritariamente esses empreendedores estão concentrados mais nos setores de serviços e comércio (55% e 21%, respectivamente). Esses empresários atuam também na construção (8%) e agropecuária (2%). No comparativo com as demais faixas etárias, os donos de pequenos negócios são os que mais empreendem no setor da indústria (14%).  

A população está envelhecendo e com mais qualidade de vida. Essa geração já tem hábitos de consumos bem definidos. Hoje, quem tem mais de 65 anos quer continuar no mercado de trabalho e o empreendedorismo é uma grande alternativa. Nessa faixa etária, os empreendedores têm uma maior experiência de vida e correm menos riscos por que já passaram por várias fases na sua vida. Além de trabalhar a mente, eles fazem a economia girar, pois são os que mais geram empregos formais no Rio de Janeiro”, analisa Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio. 

Os donos de pequenos negócios que têm mais de 64 anos apresentam maior grau de escolaridade. Dentro dessa faixa etária, 37% têm ensino superior, 28% ensino médio, 33% ensino fundamental e 1% não tem instrução. O nível educacional reflete no rendimento salarial desses empreendedores. No comparativo com as demais faixas etárias, os donos de pequenos negócios acima de 64 anos concentram maior percentual de empreendedores que ganham mais de cinco salários-mínimos. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No estado do Rio, 7% dos empreendedores tem mais de 64 anos 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui