No Mês da Mulher, Maria Felipa de Oliveira e Bárbara Heliodora têm papel histórico reverenciado em ‘Reconto – Cada qual no seu recanto: Ecos da Independência’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A participação feminina no processo de Independência do Brasil serve de inspiração para a nova edição do projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto: Ecos da Independência”, que desembarca no Teatro Candido Mendes (Ipanema – Rio de Janeiro) para duas únicas apresentações, nos dias 15 e 16 de março, às 20h e com entrada franca, celebrando o legado de Maria Felipa de Oliveira e Bárbara Heliodora – heroínas desse importante período histórico do nosso país.

Em formato híbrido, reunindo contadores de histórias presencialmente no palco e via telão, a apresentação simulará uma live imaginária e contará com as participações de Lúcia Fidalgo (RJ), Alessandra Visentin (MG), Eliana Yunes (RJ), Daniele Ramalho (RJ), Dane de Jade (CE), Denise Fersan (BA) e Duo Querubim – Tibor Fittel e Camila Marlière (RJ). A curadoria do “Reconto” e apresentação será de José Mauro Brant (RJ) e Benita Prieto (Portugal).

“O bicentenário da Independência é um bom momento para se falar sobre uma história que ainda não está acabada e precisa ser “regada” constantemente. As liberdades individuais e coletivas fazem parte da cidadania de um povo. Portanto, conhecer os personagens de nossa história, a grande maioria desconhecida, é possibilitar uma reflexão e a religação com nosso passado, e pensar o futuro que queremos para o Brasil”, explica Benita Prieto.

José Mauro Brant lembra que foram muitas as lutas e eventos que merecem destaque nesses 200 anos. “Foram muitas pessoas anônimas e conhecidas que precisam ser lembradas como: Maria Quitéria, Bárbara de Alencar, Joana Angélica, Leopoldina – apenas para citar algumas das biografias de mulheres brasileiras que estarão nas narrações que compõem os espetáculos”.

Advertisement

Maria Felipa de Oliveira foi uma pescadora e habilidosa capoeirista que teve uma importante atuação na luta que estabeleceu a Independência do Brasil na Bahia. Já Bárbara Heliodora foi uma lutadora social no período da Conjuração Mineira (1789) e é considerada a primeira poeta do país.

O Reconto – cada qual no seu recanto: Ecos da Independência do Brasil é um projeto contemplado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2. Além das apresentações no Teatro Candido Mendes, o “Reconto” também será apresentado para os alunos de uma escola da rede municipal de ensino de Niterói.

Programação gratuita:
Teatro Candido Mendes
Rua Joana Angélica, 63. Ipanema
Apresentações sempre às 20h. Entrada franca
15 de março de 2023

Apresentação: José Mauro Brant (RJ) e Benita Prieto (Portugal).
Com: Lúcia Fidalgo e Duo Querubim -Tibor Fittel e Camila Marlière
Live imaginária: Bárbara Heliodora por Alessandra Visentin, MG
Depoimento: Eliana Yunes (RJ)

16 de março de 2023 – Teatro Cândido Mendes, 20h
Apresentação: José Mauro Brant (RJ) e Benita Prieto (Portugal).
Com: Daniele Ramalho e Duo Querubim – Tibor Fittel e Camila Marlière
Live imaginária: Maria Felipa de Oliveira por Denise Fersan, BA
Depoimento: Dane de Jade (Ceará)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Mês da Mulher, Maria Felipa de Oliveira e Bárbara Heliodora têm papel histórico reverenciado em 'Reconto – Cada qual no seu recanto: Ecos da Independência'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 No Mês da Mulher, Maria Felipa de Oliveira e Bárbara Heliodora têm papel histórico reverenciado em 'Reconto – Cada qual no seu recanto: Ecos da Independência'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui