Iniciadas no início da semana, as ações de fiscalização e ordenamento da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM), em Copacabana, palco da grande festa da virada do ano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, se intensificaram na última sexta-feira (30/12). Por conta das restrições de estacionamento da orla, que iniciaram às 18h, 86 veículos foram rebocados e 301 foram autuados.
As ações para coibir a presença de ambulantes irregulares e a venda de itens proibidos, como garrafas de vidro, acarretou na apreensão de 661 itens e 75 ambulantes irregulares removidos. Os agentes da Seop e da GM apreenderam sete caixas de som, um amplificador, quatro botijões de gás, 10kg de cabos, bebidas em garrafas de vidro, entre outros.
”Nós fizemos, do dia 30 para o dia 31, uma grande operação nas faixas de areia e nas calçadas, dando sequência ao planejamento preventivo para a noite da virada do ano. Também passou a vigorar a proibição de estacionamento na orla de Copacabana, aproximadamente 90 veículos precisaram ser rebocados, mas a maioria das pessoas estão colaborando e retirando seus próprios veículos. A gente segue no trabalho de desobstrução do espaço público, considerando o grande público que a gente vai receber aqui em Copacabana, com o foco no ordenamento. Lembrando que é proibida a comercialização de garrafas de vidro nas faixas de areia e a gente também fará uso dos bloqueios para proibir e vetar qualquer tipo de entrada de estruturas na orla de Copacabana. Lembrando também que a Guarda Municipal também vai ter as pulseiras para identificação de crianças, para trazer mais tranquilidade aos responsáveis por ocasião da virada do ano”, disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Os agentes estão atuando em diversos pontos do bairro para coibir vendas ilegais, retirando os ambulantes não cadastrados das ruas e rebocando os veículos estacionados de forma irregular.
Desde sexta, o estacionamento ficou proibido em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas vias de acesso, e, neste sábado (31/12), os bloqueios começaram a partir das 07h.
Vale ressaltar ainda que, na sexta, a equipe da Seop também flagrou, em outros pontos do Rio, três vans por mau estado de conservação, um veículo fazendo transporte em lugar não autorizado e uma van pirata. Todos foram devidamente rebocados e levados para o depósito público.