Não precisa dizer nada. Carioca é hospitaleiro!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

praiavermelha O Carioca é muito hospitaleiro e tem costume de apresentar a Cidade Maravilhosa para os amigos que estão de férias no Rio.

Pois bem, no último feriado do dia 1 de maio, recebi a incumbência de mostrar a cidade para amigos que tenho no Estado de Roraima. Como eles já iam fazer um tour tradicional na sexta-feira, optamos por fazer algo alternativo, diferente dos passeios básicos oferecidos aos turistas.

Um dos amigos, o Eduardo que trabalha na Fetec, em Boa Vista – Roraima; estava no Rio pela primeira vez. Como a sua prima, a jornalista Laura, que mora no Rio há pouco tempo não conhecia muito bem algumas ruas da cidade, fui dando as coordenadas para que ela nos conduzisse.

Advertisement

Leia também

MP é acionado para investigar manifestantes que declaram apoio ao Hamas na frente da Câmara do Rio

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

Saímos de Copacabana onde eles estavam hospedados e fomos trafegando por uma das pistas da Lagoa, até chegarmos a Humaitá. Uma das coisas que chamou atenção deles, em uma das conversas, foi o alto valor dos apartamentos localizados no entorno da Lagoa.

No trajeto, ainda que o tempo estivesse nublado, eles puderam ter a noção da grandiosidade do Corcovado. Em seguida descemos via Rua Voluntários da Pátria, que nem de longe lembrava o movimento frenético dos dias de semana. Cortamos Botafogo sentido Urca por uma rua próxima ao Mirante do Pasmado, dando de frente com o Hospital Pinel. Já estávamos se aproximando do tradicional bairro da Urca, com seus prédios históricos e militares. Logo eles comentaram: é aqui que mora o Roberto Carlos? Eu confirmei. A Laura até brincou liga para o Roberto. Todos rimos!

pinkfleet Na praia Vermelha paramos estrategicamente para fotos do Pão de Açúcar, e podia-se ver ao fundo uma parte da parada naval que ocorria naquele dia. Em seguida fomos conhecer as ruas internas da Urca, onde eles puderam ver todo o charme das construções locais – são uma jóia os prédios – paramos para fotos da Baia da Guanabara. Ali além da paisagem do Centro do Rio, do Corcovado, do Aterro e da Ponte cortando a Guanabara; pudemos ver também o iate de luxo Pink Fleet do Eike Batista, fazendo um passei repleto de turistas. Saindo dali, ainda passamos pelo famoso Cassino da Urca que está em reformas – futuro Instituto Europeu de Design -, podendo ver que os operários estavam trabalhando e as fachadas do prédio foram conservadas e que seu interior deverá ganhar uma estrutura moderna.

Fomos ao Botafogo Praia Shopping – aquele shopping escada rolante -, para que eles pudessem apreciar a vista da Enseada do bairro. Em seguida trafegamos pela Rua São Clemente, onde destaquei alguns prédios que sempre me chamam a atenção, como o Palácio da Cidade e o Consulado de Portugal. A Laura fez bons elogios a Cobal de Humaitá – boa comida -. No Bairro do Jardim Botânico, o meu amigo Eduardo lembrou-se de quando era adolescente na sua cidade, vendo pela tv a Xuxa falar que gravava no Teatro Fênix. Passamos pelo Parque Lage – cenários de alguns videoclipes -. Por uma dos legados de D. João VI o Jardim Botânico e fomos rumo a Barra. Eles ficaram impressionados com o túnel que dar acesso a Rocinha e logo viraram-se para trás para ver a grande favela, hoje um bairro. Surpresa maior eles teriam com a Pedra da Gávea. Eduardo quando viu a Pedra me falou sobre o Monte Roraima  – este recomendo uma visita de aventura a quem for um dia a aquele Estado -.

rocinha O Elevado do Joá foi uma emoção a parte, sensacional na visão deles trafegar sobre o mar e com aquela vista. Poucos minutos depois já estamos nós na entrada da Barra. Eu sempre brinco com quem vem de fora. Agora você vai a Miami na Florida sem precisar de visto. A Barra já foi logo impressionando também – é um outro Rio -. Contei-os sobre o projeto que foi concebido por Lúcio Costa. No caminho para o Downtown Laura conversava conosco, sobre aquelas polêmicas que envolvem a Barra e a Zona Sul. Que muita gente classifica a Barra, como bairro de emergente e que tudo ali lembra estrangeirismo – particularmente gosto da Barra e tenho muito amigos -. Chegando ao Shopping Downtown, fomos ao famoso restaurante Galeria Goumert – a comida nem preciso falar, é excelente -. Logo o restaurante encheu e lá fora já havia uma longa fila de espera. Aos poucos iam aparecendo algumas celebridades da tv.

Após o almoço fomos rumo ao Recreio, e no caminho eles puderam ver a grandiosidade da Barra com seus condomínios e prédios comerciais que surgem sem parar; o Barra Shopping e o New York City e mais uma vez a Barra proporciona uma viagem sem passaporte, olha logo ali a Estátua da Liberdade! Mais a frente a imponente Cidade da Música já mostrava os seus traços modernos, chamando a atenção dos meus amigos.

Na Avenida das Américas em sentido ao Recreio, Laura se lembrou do Pan Rio 2007, pois trabalhou como jornalista à época, e resolveu nos levar para conhecer a Arena, o Parque Aquático Maria Lenk e a Vila Olímpica; pois o grupo queria ver as estruturas do evento. Pelo interesse deles, percebi que o Brasil de Norte a Sul acompanhou de fato o evento, além de saber quais os palcos das competições.

Passamos também pelo RioCentro e fomos ao Projac – é como ir a Hollywood e passar na porta de um daqueles estúdios famosos -. Na volta pudemos ver inúmeros condomínio que estão nascendo na área, destacando-se as casas de luxo. Rumo ao Praia do Recreio, olha o bairro novamente nos proporcionando mais uma viagem ao mundo através do Shopping Barra World com as Torres de Pisa, Eiffel, dentre outras atrações.

O Edgar e o Histalley comentaram que algo que lhes chamou bastante atenção na Barra/Recreio foi a grande quantidade de shoppings – dizem que tem mais de 30 entre grandes e pequenos -.

Na praia do Recreio um novo Rio se mostrava a eles, pois nem imaginavam que o Rio era tão diferente assim. Eles tinham uma visão do Rio dos cartões postais tradicionais e das novelas. Mas à Barra e o Recreio lhe proporcionou, uma grata surpresa.

descida Fomos rumo a Prainha, e mais uma vez o Rio se mostra maravilhoso, que paisagem espetacular. Paramos para fotos. A praia estava repleta dos amantes do surf – inclusive eu sou um deles -. Aquela subida em sentido Grumari é um show – sem comentários -. Logo mais a frente a Praia Naturista de Abricó – com o frio que fazia, podia-se ver pelos carros estacionados acima, que ali embaixo estavam muitos praticantes do naturismo -. E logo chegamos em Grumari, que naquele dia estava com o movimento de alguns turistas e surfistas. Fizemos uma parada para fotos e para esticar as pernas um pouco na areia.

No retorno, novamente a paisagem indescritível da descida da ladeira em sentido a Prainha – isso você só encontra no Rio, coisa de Carioca convencido -. Passamos também no Pontal e logo eles se lembraram da música do imortal Tim Maia – Do Leme ao Pontal -. No sentido Barra via praia da Reserva, e eles puderam ver os condomínios com suas barcas que atravessam a lagoa. Na Avenida Sernambetiba atual Lúcio Costa, mais provas de que a Barra cresceu bastante – os grandes condomínios de luxo e hotéis – E logo eles quiseram saber onde morava o Ronaldinho e o Romário. Também pudemos ver a expansão da rede hoteleira.

Meus amigos acharam a água do mar da Zona Oeste muito limpa, a praia era um convite a um mergulho, infelizmente era dia de ressaca no mar e só podemos apreciar a força e beleza das ondas. Voltando em sentido Zona Sul, o Elevado do Joá novamente lhes chama atenção. E logo estávamos em São Corando onde podia-se observar o pouso das asa deltas. A Rocinha foi motivo de muitas fotos e curiosidade pelo seu tamanho. Após mais uma longa passagem pelo túnel Zuzu Angel, estávamos de volta a Zona Sul.

Foi um dia especial para eles e para mim também, pois é um prazer ver, rever e descobrir a cada instante, coisas novas e curiosidade sobre a cidade. Sem falar de poder ter esse colírio para os olhos, que são as paisagens naturais, e até as construídas pelo homem. Que fazem dessa sem dúvida a CIDADE MARAVILHOSA.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Não precisa dizer nada. Carioca é hospitaleiro!

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui