No Rio, 82% dos usuários de bicicleta fazem intermodalidade com o transporte público

A Tembici e o MetrôRio firmaram uma parceria na qual os usuários com plano ativo no Bike Itaú podem retirar bicicletas com uso do cartão Giro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bicicletas elétricas da Tembici / Divulgação

Líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, a Tembici realizou um levantamento sobre o uso de bicicletas compartilhadas em várias cidades da América do Sul. A pesquisa também incluiu o programa Bike Rio, sistema de bikes compartilhadas da empresa em parceria com o Itaú Unibanco.

No Rio de Janeiro, 28% dos usuários das bicicletas fazem integração modal em seus trajetos, tendo no transporte público o modal principal, com 82% da frequência, como complemento de suas viagens, de acordo com a sondagem.

“A integração de modais ativos, como as bicicletas, com o transporte público é uma ação fundamental para o aumento da mobilidade urbana sustentável. Com essa ação é possível ter trajetos mais eficientes e contribuir para a redução dos congestionamentos e poluição ambiental. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e acessível”, destacou Marcella Bordallo, diretora de negócios da Tembici.

A Tembici e MetrôRio contam com uma parceria através da qual os usuários com plano ativo no programa Bike Itaú podem retirar as bicicletas com uso do cartão Giro, sendo que novos usuários podem ter 25% de desconto no plano básico mensal, no primeiro mês de assinatura. Central do Brasil, Largo do Machado, Buarque de Macedo, Largo Carioca e Siqueira de Campos são as estações com maior número de retiradas. Todas estão próximas às estações do metrô, reforçando a intermodalidade dos cariocas que se deslocam pela cidade.

Advertisement

No levantamento também foi identificada a preocupação do carioca com o meio ambiente. Entre os entrevistados do Bike Rio, 44% responderam que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não usassem a bicicleta. Mais de 3 mil toneladas de dióxido de carbono foram economizadas através do uso bicicletas compartilhadas da Tembici no Rio, de janeiro a novembro de 2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rio, 82% dos usuários de bicicleta fazem intermodalidade com o transporte público
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui