No Rio de Janeiro, médico cria projeto para doar transplante capilar; Dr. Joel Lacerda comenta iniciativa

A ideia surgiu durante a pandemia, quando o Dr. Joel Lacerda acompanhou a rotina de trabalho dos profissionais da saúde que atuavam na linha de frente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A queda de cabelo pode acontecer por diversos motivos: doenças endócrinas, predisposição genética, falta de nutrientes no organismo, alterações hormonais, estresse, entre outros. Os fios são sinônimo de confiança para homens e mulheres, e a perda deles pode afetar a autoestima. Em homens, por exemplo, a perda capilar acontece na parte frontal da cabeça, e muitos deles recorrem aos transplantes para repor os fios perdidos.

Para ajudar aqueles que têm enfrentado o problema e não podem custear o tratamento, o Dr. Joel Lacerda, médico cirurgião de transplante capilar, criou um projeto social no Rio de Janeiro. O objetivo inicial era atender profissionais da saúde com um transplante capilar, de forma gratuita. Depois, a iniciativa se estendeu à outras profissões.

“Nosso projeto nasceu na pandemia. Ficamos comovidos com os profissionais de saúde que, naquele período, chegavam em casa e não podiam sequer ter contato com a família, porque estavam na linha de frente. Então, pensei em contemplar essas pessoas com o transplante capilar gratuito”, contou.

“Na época, fiz o tratamento em técnicos de enfermagem e enfermeiros. Foi um sucesso. Pelo ponto de vista emocional, minha equipe gostou muito e ficamos felizes. Então, pensei em estender e abri uma votação nas redes sociais para saber qual seria a classe trabalhadora contemplada na próxima edição. Depois disso, até hoje o projeto está em vigor e os próximos beneficiados serão os barbeiros”, acrescentou.

Advertisement

Quanto ao projeto, o Dr. Joel conta que, para o paciente, não há custo algum. Despesas como translado, hospedagem e alimentação, são custeadas pelo médico. A iniciativa só contempla brasileiros, mesmo que estejam fora do país, e dentro da classe de profissionais escolhida para o momento.

“Depois do procedimento, o paciente levará a medicação do pós-operatório, receituário para tratamento, assim como os demais que passam pela clínica e não são do projeto. Lançamos na internet a votação para o público definir qual será a profissão da vez. Depois, os candidatos enviam um e-mail ou carta com suas histórias. Não acontece como sorteio, e usamos critérios pré-definidos: quem não poder pagar e a forma que essa calvície impacta essa pessoa na autoestima. Fazemos a análise e pegamos o paciente que, por exemplo, não tira o boné por conta da calvície”, contou.

Até agora a iniciativa do Dr. Joel Lacerda já atendeu, além dos profissionais de saúde, segurança, motoristas, motoboys, professores, terapeutas ocupacionais e pessoas com cicatrizes de infância. Nesse último caso, independentemente da profissão. O médico explica que a história do paciente é fundamental para a escolha dele para o tratamento, pois a calvície causa impactos no cotidiano.

“A perda dos cabelos mexe com a autoestima da pessoa. É muito sério o que está por trás disso. Muitos homens, quando ficam calvos, pensam ter ficado velho, e logo, associam a perda da potência, da força, e deixa de se admirar. É algo que abala o psicológico da pessoa. Alguns ficam bem resolvidos, e outros não conseguem sair sem boné ou se olhar no espelho. Então, a calvície causa um impacto muito forte, tanto na saúde física, quanto na mental”, comentou.

“Muitos homens, após o transplante, começam a se cuidar e fazem até mesmo, harmonização. Eles dizem que não se incomodavam, mas tinham um incômodo sim. Quando passam pelo transplante, começam a cuidar da saúde, vão à academia, se alimentam melhor, ganhando mais qualidade de vida. Muitos saem até da depressão”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rio de Janeiro, médico cria projeto para doar transplante capilar; Dr. Joel Lacerda comenta iniciativa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui