No Rio, empresas aderem ao Pacto Global da ONU

Para executivo, o grande desafio das empresas é sair da teoria à prática, ou seja, cumprir as metas estabelecidas pela Agenda 2030

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

A Agenda 2030, no âmbito do Pacto Global, programa encabeçado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa destinada à adoção de estratégias de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável por parte das empresas. No Brasil, mais 15 mil empresas já aderiram ao Pacto, entre elas a Katrium Indústrias Químicas, que assinou o compromisso em 2020.

A meta da ONU, através do Pacto Global, é fazer com que as instituições se comprometam a cumprir 17 compromissos relacionados à erradicação da pobreza, combate às desigualdades, defesa dos direitos humanos, promoção de saúde e bem-estar, combate à corrupção, gestão sustentável da água e saneamento, fomento à inovação na indústria, entre outros objetivos.

Para José Rosenberg, diretor-presidente da Katrium Indústrias Químicas, o grande desafio das empresas é sair da teoria à prática, ou seja, cumprir as metas estabelecidas pela Agenda 2030 no seu dia a dia.

 “Esse tipo de compromisso não deve se restringir apenas a uma carta de adesão, mas impõe que se apresente anualmente as contribuições de cada empresa rumo a uma sociedade mais justa apoiada na sustentabilidade,” afirmou o executivo.

Advertisement

A partir da sua visão, calcada na responsabilidade social, a Katrium fez uma doação de 100 mil litros de hipoclorito de sódio para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (Comlurb), para que a companhia fizesse uso do material da forma adequada ao contexto pandêmico no qual o Rio de Janeiro estava imerso.

Segundo Rosenberg, mais 200 mil litros do produto foram doados à Comlurb, em 2021 e 2022, para combater o avanço da Covid-19, e também para combater os surtos de dengue e leptospirose, doenças comuns no Rio de Janeiro nos períodos de chuva.

 “Trata-se de uma iniciativa fundamental não apenas para minimizar o impacto e o avanço da Covid-19, mas também para combater os surtos de dengue e leptospirose que aumentaram muito durante a temporada de chuvas”, enfatizou o diretor-presidente da Katrium.

Além dos 300 mil litros de hipoclorito de sódio doados à Comlurb, a Katrium, que firmou uma parceria com a Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro, desde 2021 tem doado 28 mil litros do material por mês para o tratamento e limpeza das piscinas das Vilas Olímpicas da cidade.

O Rio de Janeiro possui 10 complexos esportivos destinados à população, sendo que cada vila  atende mais de 10 mil crianças e adolescentes, com atividades que vão desde práticas esportivas a atividades culturais, educacionais, sociais e de saúde. Adultos e idosos também fazem uso dos espaços de forma terapêutica.

O ano de 2022 apresentou mais desafios às autoridades estaduais e municipais do Rio de Janeiro, com as pesadas chuvas caídas na região serrana do Estado. Diante deles, a Katrium celebrou um acordo com a marca Raymundo da Fonte, para a doação de 12 mil litros de água sanitária destinados  à limpeza e desinfecção de Petrópolis. A ação fez parte do projeto Rio Solidário.

“Essas e todas as outras iniciativas e seus resultados vêm sendo registrados. Quando formos apresentar à ONU os avanços conquistados, nossa ideia é não só relatar o que foi feito, mas apresentar indicadores que poderão ser usados em análises posteriores. Com objetividade e transparência, é mais fácil reunir dados que sirvam de base para outras iniciativas transformadoras e até mesmo de socorro imediato diante de acontecimentos inesperados”, explicou José Rosenberg.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rio, empresas aderem ao Pacto Global da ONU
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui