No Rio, espetáculos celebram a riqueza da cultura afro-brasileira em projeto multicultural

De 27 a 29 de setembro, 'Cabeça de Nego' e 'Noite do Sorriso Negro' trazem arte e cultura a Santa Teresa, com uma programação repleta de oficinas, rodas de conversa e performances

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na próxima sexta-feira (27/09), na estreia do projeto Espirais Transfluentes, os espetáculos ‘Cabeça de Nego’ e ‘Noite do Sorriso Negro‘ se unem em uma celebração ao corpo negro brincante e suas potências. Com apresentações que combinam teatro, música, reflexão e festa, o evento acontece até dia 29 de setembro, no Ylê Asé Egi Omim, estrada Joaquim Mamede, 45 – coração de Santa Teresa, na zona Sul do Rio de Janeiro.

Em celebração ao Dia de São Cosme e São Damião, junto com as oficinas, haverá distribuição de doces e guloseimas para crianças. A iniciativa surge com o objetivo de unir arte e ancestralidade, trazendo à cena duas obras que já são referências na análise sobre o corpo negro e sua expressão festiva e brincante. Cabeça de Nego e Noite do Sorriso Negro são brinquedos cênicos que, juntos, celebram a alegria e o riso, ao mesmo tempo em que provoca reflexões sobre as muitas formas de ser e existir.

“Espirais Transfluentes surge da necessidade de aprofundar meus estudos sobre o riso, a corporeidade negra brincante, ativar as diversas conexões que a arte do palhaço me permitiu performar ao longo de 38 anos de atuação nas cenas variadas da sociedade brasileira. Assim, a partir do PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – CIRCO, propus a renovação dos espetáculos “Cabeça de Nego” e “Noite do Sorriso Negro”. Nesta oportunidade, a arte, como uma das camadas da vida, está em diálogo com múltiplas linguagens, modos de pensar, produzir encantamentos e feitiços. Vamos abrir o picadeiro-terreiro do Escritório da Mata para a grande família afetiva, se achegar com seus fazeres ligados às artes, outras economias, educação, meio ambiente, agroecologia e muita festa”, reflete o criador e artista João Carlos Artigo.

O espetáculo ‘Cabeça de Nego’ é uma performance solo que já se apresentou em seis países e em diversos estados brasileiros, explorando temas relacionados à palhaçaria e à ancestralidade. A apresentação fica a cargo de João Carlos Artigos, sob supervisão de Vilma Melo, com dramaturgia assinada por João Carlos Artigos e Sérgio Machado.

Por sua vez, ‘Noite do Sorriso Negro’ é uma atração de variedades que integra música, teatro e poesia. Nele, os corpos se cruzam em cena, proporcionando uma experiência sensível e única ao público. A direção é de João Carlos Artigos, com um elenco que conta com Fabio Freitas, Fernanda Dias, Hugo Germano e Verônica Pereira Gomes, além da participação especial da multiartista JuJuliete.

Rodas de conversa, ações formativas e oficinas

Mais do que apresentações, o evento promove ações formativas que buscam fortalecer saberes e práticas afro-brasileiras. A Escola de Artes Práticas, iniciativa do Centro de Tradições Afro-Brasileiras Ylê Asè Egi Omim, inicia suas atividades na próxima sexta-feira, oferecendo oficinas voltadas para crianças e jovens. Entre as atividades, destacam-se a oficina de circo com Maria Angélica Gomes, a construção de máscaras com Rona e a contação de histórias “Heroínas Negras da História Não Contada no Brasil”, com Mirela.

A programação também inclui a Jornada da Mata, que acontece no dia 28 de setembro. Essa atividade imersiva explora práticas sustentáveis e outras economias, abordando temas como plantio orgânico, alimentação consciente, espiritualidade e autocuidado. A jornada contará com a participação de Luísa e da Rede Muda, que trarão reflexões sobre alternativas econômicas.

Espirais Transfluentes também propõe a ação Artes Práticas, que reúne vivências criativas em artes urbanas, como circo, grafite e hip-hop, e práticas ambientais, incluindo plantio orgânico, compostagem e manejo de áreas. O candomblé, o circo e as artes urbanas se conectam por serem culturas familiares e circulares, valorizando o bem-estar físico e entendendo o corpo como um canal para processos de aprendizagem oral e promoção da saúde. Além disso, tanto o candomblé quanto essas formas artísticas estão enraizados na sabedoria dos mais velhos, buscando preservar a identidade e a ancestralidade dos povos de matriz africana e originária do Brasil.

Para fechar com chave de ouro, o evento promove o Ajeum de Ideias no dia 29/09, uma roda de conversa que reúne os professores Uã Flor do Nascimento e Luiz Ruffino. O tema central será “Corpo negro brincante e outros feitiços como fluxo de sabedorias”, abordando as múltiplas dimensões do corpo negro na cultura e na arte, e suas conexões com saberes ancestrais.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta feira, 27/09

  • 14h: Escola de Artes Práticas – Oficinas de circo, máscaras e contação de histórias
  • 19h: Espetáculos Cabeça de Nego e Noite do sorriso Negro

Sábado, 28/09

  • 14h: Jornada da Mata – Experiência imersiva sobre outras economias
  • 19h: Espetáculos Cabeça de Nego e Noite do sorriso Negro

Domingo, 29/09

  • 14h: Ajeum de Ideias – Roda de conversa com professores
  • 19h: Espetáculos Cabeça de Nego e Noite do sorriso Negro

O evento ocorrerá no Ylê Asé Egi Omim, localizado na Estrada Joaquim Mamede, 45, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, e os artistas convidam o público a fazer uma contribuição consciente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rio, espetáculos celebram a riqueza da cultura afro-brasileira em projeto multicultural
lapa dos mercadores 2024 No Rio, espetáculos celebram a riqueza da cultura afro-brasileira em projeto multicultural

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui