Segundo dados da secretaria estadual de Saúde, o número de mortes por Covid-19 no Rio de Janeiro em dezembro foi 3 vezes maior entre os fluminenses não vacinados. Ao todo, foram 32 mortes. Foram 20 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose e 12 de pessoas não imunizadas. As informações foram divulgadas pelo portal de notícias “G1”.
A taxa de mortalidade entre os não vacinados foi de 0,52 por 100 mil habitantes, enquanto entre os vacinados foi de 0,14 por 100 mil habitantes. Ou seja, o risco de morrer por Covid foi três vezes maior entre os não vacinados.
Já com relação ao número de internações o índice é quase oito vezes maior entre os não vacinados: 4,3 por 100 mil habitantes, contra 0,56 por 100 mil entre os vacinados.
De acordo com a pasta, o número de internações de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina foi 21% maior do que o número de pessoas que receberam pelo menos uma dose dos imunizantes.
As estatísticas embora apresentado nesses números não é o mais honesto. Pois o grupo de 100 mil habitantes é do total de população.
Desse total tem certamente mais de 60% vacinados aproximadamente do total da população, considerando que para menores de 12 anos ainda não teve Campanha e tem o público adulto de não vacinados por negacionismo ou contraindicação médica por condição de saúde.
Então, o cálculo deveria ser sobre cada grupo que aí sim revelará percentual muito maior de mortos entre os não vacinados dentro do seu grupo.