O candidato do PL à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, visitou na tarde desta quarta-feira (18) o Terreirão, maior comunidade do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. Durante a visita, Ramagem caminhou pela Rua Gilka Machado, uma das principais vias da região, e conversou com eleitores. O candidato apresentou um plano de investimentos voltado para áreas como saneamento básico, saúde, iluminação, segurança, ordem pública e regularização fundiária. Ele anunciou a meta de construir 20 mil unidades habitacionais em toda a cidade do Rio de Janeiro.
“O que falta aqui é um bom planejamento de estrutura. O que vemos é a demonstração do total descaso com as pessoas, como em tantas regiões do Rio. Vamos trazer um pacote de melhorias, melhorar o saneamento básico, cuidar da iluminação pública, dentro do nosso projeto de fortalecer a segurança pública. A partir daí, vamos trazer mais desenvolvimento para toda a região, incluindo a regularização fundiária, que será transversal a todo o projeto de ordenamento da localidade”, declarou Ramagem.
Ramagem destacou ainda que cerca de 500 mil pessoas vivem sem habitação adequada no Rio. Segundo ele, o investimento necessário para enfrentar esse problema gira em torno de R$ 500 milhões e poderá ser obtido por meio de parcerias público-privadas. O candidato também se comprometeu a construir as unidades habitacionais em até dois anos. Após esse período, a intenção é ampliar a meta.
Atualmente, o Terreirão enfrenta severas carências de infraestrutura básica. Um estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aponta que 43% das casas na região não possuem janelas, e apenas 67% estão conectadas à rede de esgoto.
“Vamos trabalhar na regeneração dos locais mais vulneráveis na nossa cidade. A falta de habitações dignas é um dos exemplos claros do fracasso das políticas públicas oferecidas aos cariocas pela atual prefeitura. Ter um local digno para morar é um dos eixos centrais de recuperação da cidadania”, afirmou o candidato.
As propostas de melhorias foram bem recebidas pelos moradores. Gabriela Aram, cabeleireira e moradora da comunidade há 13 anos, expressou otimismo com as mudanças prometidas.
“Ter uma rede nova de esgoto e de água e ruas ordenadas e limpas seria algo maravilhoso, valorizaria o comércio e os imóveis, além de aumentar a clientela”, comentou Gabriela.
Projeto de Cidade Inteligente contra onda de violência
Atualmente, o Terreirão é controlado por uma narcomilícia, que divide o poder entre milicianos e traficantes. De acordo com investigações da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), o índice de mortes violentas na região aumentou 218% entre 2022 e 2023. Diante desse cenário, Ramagem enfatizou a importância de priorizar a segurança.
“A desordem urbana leva à violência. Nós vamos implementar o programa Cidade Inteligente, utilizando câmeras de alto poder tecnológico e inteligência artificial. Trazendo segurança, toda a região consegue se desenvolver”, concluiu Ramagem.