Noite de Jazz em Santa Teresa: Josiel Konrad agita o Explorer Sessions

O trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad sobe ao palco do Explorer Bar, em Santa Teresa, para apresentar seu novo álbum, “Boca no Trombone”, no dia 17 de dezembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Josiel Konrad

O trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad sobe ao palco do Explorer Bar, em Santa Teresa, para apresentar seu novo álbum, “Boca no Trombone”, no dia 17 de dezembro, domingo, às 18h. O show faz parte da programação do Explorer Sessions, que recebe apresentações de diversos artistas.    

Cria da Baixada Fluminense, o artista usa sua música como ferramenta de crítica social sobre os desafios da região em meio ao descaso das autoridades. Ao mesmo tempo, exalta o poder da sua população, seus talentos e a contradição de ser a base que sustenta a sociedade como um todo, em especial a elite.

Resistência e “Boca no Trombone”   

Terceiro álbum da sua carreira, “Boca no Trombone” é 100% autoral, cantado e instrumental, e traz o encontro da realidade e linguagem periférica com o jazz, em uma abordagem musical contemporânea brasileira, resgatando o jazz em sua essência improvisada para a periferia, onde ele nasceu, e que, se observado de perto, se alinha muito à vida periférica, em que o improviso é o ponto de equivalência, onde se vive intensamente em meio às contradições da cidade grande. É nesse ambiente que o jazz encontra sua maior inspiração. 

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

– O acesso à música (jazz) nascida na periferia foi cada vez mais se acabando e sendo apropriado pela alta classe da sociedade. O álbum me inspira a sonhar e a lutar por um mundo mais justo e mais igualitário – pontua Konrad. 

O álbum/show pauta a realidade da periferia em mais estilos musicais, evocando as emoções e as sensações da vida periférica com um universo de cores em sons e culturas, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira.

– “Boca no Trombone” é a uma das formas mais singulares que encontrei de me expressar, posicionar e exteriorizar, propondo uma nova experiência, na qual toda forma de sentimentos e ideias musicais, às vezes reprimidas em nossas mentes, passam a fazer parte de um enigma a ser explorado musicalmente, filosoficamente e fisicamente – analisa o artista.

Da Baixada Fluminense para o mundo

Natural da região de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Konrad deu início a sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, e o EP “Quando Menino”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.

Em seu primeiro trabalho de estúdio, “Timeline”, ele faz uma reflexão sobre a sua própria jornada musical e de amadurecimento. Já no segundo, “Mais Amor”, retrata sete diferentes tipos de sentimento: Eros, Mania, Philia, Ludus, Ágape, Pragma e Philautia. Esse mergulho pessoal inspirou Josiel a explorar novos caminhos sonoros e estéticos, que resultou no EP “Quando Menino”, em voz e violão com suas primeiras composições cantadas, abraçando de vez a sua brasilidade.

Atualmente, Konrad representa a KING, fabricante dos trombones jazzísticos mais conceituadas no mundo, que pertence ao grupo CONN-SELMER. Trata-se do primeiro trombonista do Rio de Janeiro e o segundo trombonista brasileiro a representar a marca norte-americana. 

Serviço:

Espetáculo: Josiel Konrad e Banda no Explorer Sessions

Local: Explorer Bar – Rua Almirante Alexandrino, 399 (subida pela Ladeira Corrêa de Sá 4), Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Data e horário: dia 17 de dezembro, domingo, às 18h

Entrada: R$ 30

Vendas e mais informações: https://www.sympla.com.br/explorer-sessions-apresenta–josiel-konrad__2276678 

Classificação: livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Noite de Jazz em Santa Teresa: Josiel Konrad agita o Explorer Sessions

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Noite de Jazz em Santa Teresa: Josiel Konrad agita o Explorer Sessions
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui