Nova escala de trabalho para guardas municipais é sancionada no Rio de Janeiro

A partir de agora, os guardas atuarão em uma escala de 12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso. A sanção foi publicada no Diário Oficial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Guarda Municipal do Rio

Nesta segunda-feira (03/07), o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que modifica a escala de trabalho dos guardas municipais do Rio de Janeiro. A sanção foi publicada no Diário Oficial. A partir de agora, os guardas atuarão em uma escala de 12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de descanso.

A nova escala substitui a anterior, que estava em vigor desde 2018 e era de 12 horas de trabalho seguidas por 60 horas de descanso.

A proposta de mudança na escala foi aprovada pela Câmara Municipal do Rio no dia 6 de junho. Durante a votação, os vereadores também aprovaram uma emenda que determina que a carga horária de expediente dos guardas seja de 40 horas semanais.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, o secretário municipal de Ordem PúblicaBrenno Carnevale explicou como redução da escala da Guarda pode melhorar a Ordem Pública da cidade.

Advertisement

A escala de 12 por 60h não existe em nenhum lugar do país, só aqui. Se não fizermos isso, o Serviço Público não fica valorizado, pois será encarado pelos agentes como bico. Tem que ter escala de 40h semanais, pois não é eficiente pagar para o Guarda Municipal descansar enquanto a cidade precisa de ordem. Essa é a necessidade emergencial que temos, mas isso não impede de avaliarmos outros temas relativos à GM-Rio“, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova escala de trabalho para guardas municipais é sancionada no Rio de Janeiro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho, que diante da inutilidade que representa, principalmente na Ilha do Governador, essa GM que não presta sequer para tomar conta das praças, praias, fiscalizar o trânsito e respectivos sinais, deveria acabar, e seus integrantes passassem a integrar os quadros os quadros de Garis da prefeitura.

  2. Pede prós GM fazerem o L, conheço muitos que votaram nele, sem falar nesse prefeiteco de merreca que detesta servidor público. Reclamaram do Crivella, agora chupa essa escala que ao meu ver, é bem justa. Quer fazer 12×60, se candidatem à vereadores, aí sim, vão ganhar bem sem nada fazer pelos otários pagadores de impostos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui