Pesquisadores do Jardim Botânico do Rio descobriram no interior do Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, uma nova espécie de árvore frutífera inédita no mundo. A árvore mede sete metros de altura e, apesar de não ser conhecida, a espécie é uma parente distante da jabuticabeira.
O estudo, conduzido por Thiago Fernandes e João Marcelo Braga, aponta que a Siphoneugena carolynae é a décima terceira espécie do gênero conhecida até hoje e possui apenas um único exemplar, uma árvore localizada numa unidade de conservação. O resultado da pesquisa foi divulgado na revista científica Brittonia, publicação do Jardim Botânico de Nova York, uma das mais respeitadas do mundo.
As expedições de campo foram feitas entre 2018 e 2023, no Morro Itaocaia, e ao longo das fases do desenvolvimento reprodutivo a espécie foi monitorada periodicamente.
Quando esteve no Rio, visitando o Brasil, o naturalista inglês Charles Darwin, ficou hospedado em uma fazenda onde hoje está a nova árvore. Ele não descreveu a espécie durante a estadia no bioma, embora os registros apontem o fascínio do cientista pela biodiversidade da Mata Atlântica.
Se for essa da foto tem várias aqui em manu Manuela.