Até o dia 01 de novembro, o artista Mulambö apresenta sua nova individual “Saquarema”, na Portas Vilaseca Galeria, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Com texto crítico de Tiago Sant’ana, a mostra reúne cerca de 40 obras que surgem da profunda conexão entre Mulambö, sua família e a cidade de Saquarema, em especial a Praia da Vila, onde o artista vive e trabalha.
Explorando temas como memória tradição e coletividade, sempre em diálogo com o mar, a fé e o ambiente presentes nesses trabalhos e histórias, “Saquarema” afirma Mulambö como um artista enraizado em um território ao mesmo tempo físico e simbólico – fundamental e estruturante para a trajetória do artista e de sua família.
Cinco anos após sua primeira individual, Mulambö se apresenta de maneira mais crua, pessoal e aberta, mas também com leveza e honestidade. Neste sentido, a exposição transmite a sensação de um mergulho profundo nas águas verde-atlânticas do mar da Praia da Vila.
Ocupando dois andares da galeria, “Saquarema” apresenta, em seu segmento inicial, pinturas, fotografias, esculturas e objetos que evocam o visual, as pessoas e as situações associadas ao cotidiano do artista. No mesmo espaço, um grande mural reúne símbolos e referências que remetem aos afetos e encontros coletivos vinculados ao tecido social da Praia da Vila.
A escada que conecta os dois setores da exposição funciona como um entreato, com obras que revelam a síntese de toda a poética do artista.
Por fim, no terceiro andar, a expografia adota uma abordagem instalativa, aludindo às tradições caiçaras, como a produção artesanal de redes e a transmissão oral de saberes. No centro do espaço, uma imponente canoa centenária materializa essa memória coletiva, reforçando a conexão com as práticas ancestrais da comunidade.
No texto crítico que assina para a mostra, o artista visual e curador baiano Tiago Sant’ana comenta: “’Mulambö em ‘Saquarema’ abre um novo capítulo dentro da sua poética, em que dá atenção de maneira especial ao cotidiano, às cenas miúdas e às pessoas que o ensinam a usar a correnteza ao seu favor”.
Serviço
“Saquarema” – Mulambö
Texto: Tiago Sant’ana
A exposição segue em cartaz até 01/11/2024.
Local: Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo – Rio de
Janeiro, RJ.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira (11h às 19h); sábados (11h às 17h). Entrada gratuita.