A segunda fase do projeto Favela 3D trouxe mudanças significativas para o Morro da Providência, no Rio de Janeiro, com a inauguração de espaços de lazer e convivência. Por meio da parceria entre Rock in Rio, ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, e com execução do Instituto Entre o Céu e a Favela, o projeto visa promover um desenvolvimento social sustentável para 250 famílias da comunidade mais antiga do Brasil.
A intervenção alcança as áreas do Buraco e Sessenta, focando em criar condições dignas de habitação, com espaços de convivência que incluem playgrounds e áreas de lazer para crianças e jovens. Essas reformas integram uma estratégia ampla de transformação, chamada Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que busca impactar positivamente a comunidade por meio de melhorias na infraestrutura, incentivo à cultura, organização de resíduos e fortalecimento dos sistemas de água e esgoto.
Desde o início das intervenções, os resultados já são visíveis: 89% dos moradores agora têm algum tipo de renda, enquanto 96% das crianças e adolescentes estão regularmente matriculados nas escolas locais. O trabalho focado em uma abordagem multidisciplinar pretende garantir acesso a direitos fundamentais e promover o avanço social e econômico das famílias.
Para Cintia Santana, CEO da ONG Entre o Céu e a Favela, o projeto traz impacto direto no cotidiano dos moradores, garantindo acesso a cultura, esporte e cidadania. “O Favela 3D traz uma série de iniciativas que impactam o território, promovendo ambientes dignos e criando oportunidades para uma vida melhor”, destaca.
Segundo Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, o projeto reflete um esforço conjunto em criar uma transformação social de impacto duradouro. “Esta parceria mostra que é possível transformar realidades por meio da união entre o terceiro setor e o setor privado, impactando diretamente comunidades vulneráveis e melhorando a qualidade de vida dos moradores.”
Além dos espaços de lazer e melhorias estruturais, o programa inclui ações de geração de renda e educação, com o Programa Decolagem oferecendo acompanhamento técnico e apoio contínuo às famílias para superar a pobreza. O Favela 3D opera com dados em tempo real e avaliação frequente dos resultados, proporcionando uma gestão que combina humanização e tecnologia para apoiar as necessidades específicas dos moradores.
Com previsão de conclusão até o segundo semestre de 2025, o Favela 3D no Morro da Providência busca inspirar outras empresas e instituições a investirem em projetos semelhantes para levar dignidade e desenvolvimento a favelas de todo o Brasil.