Nova Iguaçu forma 1ª turma de guardas municipais; agentes passarão por treinamento no Rio

Primeira equipe, composta por 31 guardas, deve passar a atuar nas ruas de Nova Iguaçu até junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guardas municipais de Nova Iguaçu - Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu

Na última quinta-feira (16/05), a Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, formou sua primeira turma de guardas municipais.

Subordinados à Secretaria de Segurança Pública (Semseg) da cidade, os 31 formandos participaram da cerimônia, com a presença de várias autoridades locais, no Paço da sede municipal. Uma nova turma, com 37 alunos, iniciará o treinamento dentro de 30 dias.

A expectativa é que essa primeira turma da Guarda Municipal de Nova Iguaçu passe a atuar nas ruas da cidade até junho, e a segunda, até setembro.

Advertisement

A primeira equipe, composta por 23 homens e 8 mulheres, passará por um estágio de 5 dias no Batalhão de Choque da Polícia Militar, na região central do Rio de Janeiro, para aulas de noção de controle de multidões. Posteriormente, farão outro período de aperfeiçoamento com a Guarda Municipal carioca.

Os agentes, capacitados para utilizar armamento não letal, como arma de choque, gás de pimenta e bastão, vão patrulhar ruas, praças, prédios públicos e, principalmente, escolas municipais. Paralelamente, será criado um grupamento de choque, que poderá, quando necessário, atuar em situações eventuais até a chegada da PM. Durante a formação, os guardas municipais tiveram aulas de direitos humanos e defesa pessoal.

”A Guarda Municipal é um exemplo de conquista para Nova Iguaçu. Sua criação vai ajudar muito na segurança pública do município. Tenho orgulho de nossos agentes, que estão capacitados para cuidar de nossas escolas e do patrimônio público de toda a cidade”, comentou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

Presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o vereador Dudu Reina, por sua vez, acredita que o trabalho em conjunto entre a Guarda e a Polícia Militar contribuirá com a segurança da cidade.

”A atuação da Guarda Municipal vai proporcionar uma maior sensação de segurança, pois ela é muito importante e fundamental para todos os cidadãos. É o início de um trabalho que tem tudo para melhorar nossa cidade, pois a expectativa é aumentar o número de agentes”, destacou Dudu, que, juntamente a Rogerio Lisboa, homenageou os agentes e entregou moções de aplausos da Câmara de Nova Iguaçu à Guarda Municipal do Rio, que ajudou na capacitação da primeira turma de guardas iguaçuanos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Nova Iguaçu, tenente-coronel Fernando Bastos, até o fim deste ano, a Guarda Municipal deve convocar 100 pessoas.

Primeira colocada no concurso da Guarda Municipal de Nova Iguaçu, Rachel David disse que todo o esforço nos estudos valeu a pena.

”Foi uma satisfação passar em primeiro lugar. Me preparei e me dediquei antes da prova e o resultado foi uma ótima colocação. Isso me deu ainda mais vontade de aprender para exercer uma função tão importante para a cidade. Não vejo a hora de ir para a rua. Sou a 01 da turma com orgulho”, brincou a agente.

Longa espera

A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu se tornou realidade após quase 5 anos de espera. O edital do concurso foi publicado inicialmente em 2019 e a prova estava marcada para março de 2020. No entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que o certame fosse adiado, sendo realizado apenas em 2022.

Após a prova, os candidatos aprovados foram submetidos a teste de aptidão física, exames médicos, psicológicos e pesquisa social.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova Iguaçu forma 1ª turma de guardas municipais; agentes passarão por treinamento no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. “Posteriormente, farão outro período de aperfeiçoamento com a Guarda Municipal carioca…” Será que vão aprender a fazer a escala de “trabalho” com a GM carioca?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui