Nova linha do VLT pode ligar Centro do Rio ao Galeão

No trajeto seriam atendidos passageiros do Terminal Rodoviário Novo Rio, Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Vila do João, Maré e UFRJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
VLT roda no centro histórico do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro avalia ligar o Centro da cidade ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, por meio do VLT, segundo informações do site Railway Gazette reportadas pelo Viatrolebus.

De acordo com o estudo do governo mais de 130 mil passageiros seriam atendidos diariamente, incluindo usuários dos serviços aeroportuários e turistas. O sistema, que teria 17 km de extensão, está orçado R$ 2 bilhões.

Pelas informações do Viatrolebus, a linha partiria da estação Estácio do metrô, no Centro, seguindo para a Zona Norte. No trajeto seriam atendidos passageiros do Terminal Rodoviário Novo Rio, Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), Vila do João, Maré e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Fundão. Pelo projeto, os usuários do Tom Jobim poderiam despachar suas bagagens na estação Estácio. As informações são dos sites Railway Gazette e Viatrolebus

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova linha do VLT pode ligar Centro do Rio ao Galeão
Advertisement

26 COMENTÁRIOS

  1. Esse traste monstrengo do VLT deveria virar panela e ser vendido nas favelas da Vila do João, Complexo do Alemão e outras.
    Ninguem pediu esse trambolho asqueroso sobre trilho que foi imposto ditatorialmente pela corja do COI a seu comparsa Eduardo Paes que junto com Lula, Cesar Maia e Cabral destruiram o Autódromo do Rio e a Perimetral e fecharam a Praça 15 e a Rio Branco e essa joça asquerosa come 150 bilhões desde 2016 para cá
    #foravlt #foraeduardopaes #queromeuonibusdevolta

  2. Obra do MIS OK. Metrô Gávea, esquece. Acho que o governador já mandou até fechar o buraco da estação Gávea. Não faz mais sentido. O metrô vai direto de Antero de Quental para São Conrado sem passar pela Gávea. Por que fazer novos túneis ligando Antero de Quental à Gávea e esta a São Conrado?

  3. Na travessia das províncias de entre Rios e missiones na Argentina os veículos atravessam por baixo do Rio Parana… Como fazer? Vontade política.

  4. Só funciona pra rico, nunca vi essa bosta cheia e os cara se incomodar de ir pro galeão. Mas ônibus sai entupido o dia todo e esses tralha aumenta a passagem e nao resolve. Rio tá perdido de todas as formas, é droga, corrupção e um monte de alienado que só fica calado tomando

  5. Não é possível que uma experiência testada com um resultado obtido quando refeita da mesma forma gere um resultado diferente. É um principio provado na história da humanidade. VLT é um modelo de transporte da segunda metade do século 20. Trilhos em metrópoles com uso de cancelas compartilhadas com carros e pessoas não funciona. Os bondes foram extintos nos anos 60 e não deixaram saudade. Refizeram o modelo com toda a modernidade. Funcionou? Não, vivem vazios e retiram mobilidade. Estamos brincando de salgar o chão como nos textos bíblicos. Onde o politico interveem, destroi o que existe e nada mais se impõe ali. Solução. Cancelem o contrato, reabram as ruas e coloquem o que existia há 10 anos. Com certeza as pessoas e empresários voltarão. Vai valer a pena. Prejuizo, esse se paga e tirem dessas empresas concessionarias que só usaram a população. Fácil resolver. assumam o prejuízo sem perder mais.

    • É o contrario. VLT é utilizado em toda Europa com sucesso, compartilha espaco com pedestres, polui menos e tras conforto e mobilidade ao usuario. Se VLT é da decade de 20, metro é de 1860 e nem por isso é ultrapassado.

  6. Em Que isso melhora o transporte do RJ?
    Seria muito mais proveitoso pegar as principais linhas do trem, tipo Japeri e o Gramacho, rebaixar as vias cobrindo por cima. Atualizar os trens transformando em um um metro do subúrbio ao centro. Limparia da paisagem as vias férreas que parecem cicatrizes, diminuiria acidentes de colisão com trens em cruzamentos. Modernizaram o Rio de verdade. E custaria menos do que furar rochas e desapropriar como se tem feito nas linhas do metrô.
    É a minha opinião. Agora bondinhos na rua? Só está inteiro pq está isolado no centro. É só ver o estado das estações de BRT.

  7. Ridiculo. E mais ridículo ler alguns aqui “preferindo que a idéia partisse do Dudu”. Um incompetente que destruiu há décadas a Av. Brasil.
    VLT na Maré ? Vila do João ? Qualé ?
    Caia na realidade ! Se fizer algum transporte alí é ligar o Galeão e PULAR esses pontos indo direto ao Centro e daí por diante. Concordo até com os moradores da Ilha em que, se for o caso, criar estações no bairro. Mas Maré ??? Vila do João ??? Só maluco ou quem não conhece o Rio para pensar numa merda dessas.

  8. A população da Ilha proporciona uma viabilidade econômica enorme pra todo o trajeto. Para isso não pode parar no Galeão, tem que no mínimo ir até próximo do estádio da portuguesa seguindo o trajeto da estrada das Canárias. Tanto por esse trajeto quanto pelo da estrada do galeão existem às margens áreas enormes e não utilizadas das forças armadas. Então espaço para a implantação e potencial de passageiros tem de sobra. E de fato o ideal é metrô subterrâneo ou de superfície, mas a implantação do VLT é muito mais simples e barata em comparação. O BRT que sai do galeão é muito pouco utilizado para a infra investida.

  9. Melhor terminar a obra da av Brasil,Pois ninguém aguenta mais essa novela interminável,que trás um tremendo transtorno para os motoristas,acorda Eduardo Paes Bobo.

  10. Acho boa a ideia. Seria melhor que partisse do Paes pois não acredito em nada que saia do GERJ, não terminam nem obras antigas como o MIS e o metrô Gávea. Entretanto, creio que passar o VLT pela maré seria um erro. Seria inseguro. O ideal seria ir pelo Caju, com uma pequena ponte ligando direto a Ilha do Fundão, percorrendo toda a Ilha e indo diretamente a Jacarepaguá. Fora que o Fundão tem espaço de sobra pra passar uma linha de VLT e serviria ao público da universidade, que carece de transporte de qualidade para chegar a universidade. Para os moradores da Maré, bastaria melhorar a acessibilidade até o fundão e garantir que pegassem o modal lá também

    • Só pode estar de sacanagem. Dudizin ??? Grande “diministrador” ! Criou o BRT, um fracasso anunciado. Pior: não terminou e deixou o RJ sem a sua principal via (Av Brasil), destruída, por mais de um década.
      Fala sério !!!!

    • Obra do MIS OK. Metrô Gávea, esquece. Acho que o governador já mandou até fechar o buraco da estação Gávea. Não faz mais sentido. O metrô vai direto de Antero de Quental para São Conrado sem passar pela Gávea. Por que fazer novos túneis ligando Antero de Quental à Gávea e esta a São Conrado?

  11. seria melhor entrarem e um bom acordo e resolver o problema da estação da Gávea e da ciclovia, mas não, vão dar um jeito de encher os bolsos novamente com o dinheiro do contribuinte, com coisas que nunca vem para somar.

  12. Mais 2 bilhões de reais pelo ralo, investidos num modal que ja se comprova falido, é só levantar os dados do VLT do Prefeito Dudu Paes, que destruiu o Centro pra instalar uma porcaria dum tramsporte que carrega meia duzia de pessoas e anda feito uma tartaruga. O sujeito vai pegar o VLT no Estacio e vai chegar no Galeão 24h depois. Olha o VLT do Centro que a concessionária quis até devolver pq não tem passageiro. Isso nao funciona. Vai gastar 2 bilhoes e vai continuar com Galeao vazio. Galeão só se torna viável tornando as passagens bem mais baratas que o Santos Dumont, fora isso, esquece. Pega esses 2 bilhoes de reais e termine a estação da Gavea, pois já enterraram uma fortuna naquele buraco pra encher de agua e deixar pra lá. Governador, não siga a cartilha da esquerda: primeiro se conclui uma obra pra depois começar outra. Existem estações do metrô abandonadas debaixo da terra, que custaram fortunas em impostos do cidadão carioca… e ao invés de termina-las, o senhor pega 2 bilhoes pra começar outra, que não tem pé nem cabeça?! Acorda Governador!! Não repita a cartilha do prefeito nervosinho da lava-jato nao!!!

    • Você tem razão ao criticar o VLT do Centro. Ele é lento e vive vazio. Já vivia vazio antes da pandemia. No entanto, o contexto é outro. O VLT do Centro é pequeno. Dificilmente, as pessoas pegam VLT para circular só pelo centro. Foi um modal feito para turista e na expectativa de que, num futuro que ninguém sabe quando será ou se virá mesmo, os bairros da região portuária se transformassem em grandes áreas residenciais. É o VLT para mostrar para os turistas que vieram para os Jogos Olímpicos. A velocidade baixa se deve ao fato de que, no centro, há vários cruzamentos em nível com intensa movimentação de carros e ônibus e, consequentemente, sinais de trânsito, além de grande circulação de pedestres. Tudo isso leva o bonde a circular numa velocidade muito baixa para evitar colisões e atropelamentos. Em meu comentário abaixo, falei que, se esse VLT para a Ilha do Governador quiser dar certo, tem que poder circular em velocidade mais alta (e ele pode dar velocidade muito mais alta), mas, para isso, não pode ter cruzamentos em nível. Segundo o que está dito na matéria, essa linha teria poucas estações, o que ajuda a aumentar a velocidade, pois as estações ficariam a uma certa distância uma da outra, bem diferente do que ocorre no Centro. Igualmente, demanda existe, tanto do aeroporto quanto da população da Ilha e regiões da Maré. A questão é: e a segurança? Considerando-se que vai passar por áreas de risco (Maré, Vila do João), é preciso pensar em como esse VLT poderia oferecer segurança em caso de tiroteios e arrastões na linha Vermelha e Av. Brasil. Além disso, é preciso saber se o bonde do VLT, que é consideravelmente menor do que um trem de metrô, pode atender a demanda. Um estudo de demanda é fundamental antes de se começar qualquer obra desse porte.

  13. Entre VLT e metrô, creio que a primeira opção seja melhor, pois além de ser BEM mais barata a implantação, também é mais rápida, pois a obra de engenharia de metrô é muito complexa. De quebra, um sistema de VLT necessariamente retira veículos das ruas, tornando a cidade menos brutamontes, mais silenciosa e com ar mais limpo. Se é pra escolher, voto pelo VLT. E que seja expandido por outras regiões da cidade.

  14. Mais yma papagaiada suspeita de corrupção. A empresa francesa q fornece os carros do VLT pertence ao mesmo grupo q fez os estudos para o metrô “leve” da baixada prometido pelo Castro q nada mais é do q um VLT e agirá esse projeto ridículo do Centro ao Galeão q duraria uma eternidade. Enquanto isso a linha 5 do metrô Galeão X Santos Dumont via Novo Rio e orla portuária prometida para o PAN 2007 segue deixada de lado.

  15. A ideia, a princípio, parece ser boa. O VLT, mesmo não tendo a mesma capacidade do metrô e não podendo desenvolver a mesma velocidade dos trens de metrô, é muito melhor do que transporte rodoviário, em que se fica retido em engarrafamentos, como atualmente, além de ser poluente. Dois pontos a serem considerados: 1-não haver cruzamentos em nível para que não sejam necessários sinais de trânsito e para o que o VLT possa desenvolver uma velocidade maior. O governo do estado nada fala sobre o percurso dessa linha; 2-segurança: é preciso dar segurança aos usuários do VLT, principalmente no que diz respeito às estações e trechos localizados em áreas de risco. Minha única dúvida é se o VLT poderá dar conta do fluxo de passageiros, já que tal linha seria muito útil para moradores da Ilha do Governador, que sofrem com o estrangulamento do trânsito na estrada do Galeão. Talvez seja necessário pensar na utilização de bondes de maior capacidade, que me parecem ser para 600 passageiros.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui