Cada vez mais cheio de vida, ruas cheias e com uma cena cultural efervescente, o Centro do Rio acaba de ganhar mais uma opção de lazer que promete atrair cariocas e turistas. Uma iniciativa dos Comerciantes do Polo Cultural e Gastronômico da Praça XV, em especial, o Restaurante Capitu, Al Kahyam, Mercadores e Kamikaze, irá estender a programação com gastronomia e samba também aos domingos.
A região que já é conhecida tradicionalmente pela programação de sábado, fará a partir de Junho ( 09 e 23), Julho (07 e 21) e Agosto ( 04 e 18) o Samba aos Domingos. E o grupo que vai comandar as tardes das 14h às 18h é a Roda da Paz (@rodadapaz) , liderados por Daniel Fabrizio e Maicon Castro.
Atrações da renovada Praça XV
Um dos locais mais históricos da cidade do Rio, a Praça XV, no entorno do Paço Imperial, oferece uma série de alternativas de todos os estilos para quem passeia pela região. Na parte gastronômica, são inúmeros os bares e restaurantes com cardápios versáteis e saborosos.
Um deles é o Rio Minho, o mais antigo da capital fluminense. Inaugurada em 1884, a casa é especializada em frutos do mar. Além dele, o Sobrado da Cidade, Capitu Bar e Cais do Oriente são outras dicas certeiras para provar o melhor da gastronomia carioca e brasileira.
Outro destaque da região, é a famosa Feira de Antiguidades da Praça XV, junto ao Paço Imperial. Por lá, se encontra todo tipo de roupas, antiguidades, itens de decoração e peças raras de ornamentação e valor histórico, próprio de colecionadores. O espaço é um ícone da cultura de rua do Rio de Janeiro.
Quem anda pela Praça XV também não pode deixar de visitar a reformada Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, uma joia do Patrimônio Histórico, no Centro do Rio. A igreja é uma construção histórica, do século 18, e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Nacional (Iphan).