Novas evidências capturadas por câmeras de segurança revelam que o ostensório furtado da Igreja São Francisco de Paula, no Centro do Rio, foi levado por uma segunda pessoa. O crime ocorreu em 4 de novembro do ano passado, e, até o momento, a peça do século XVIII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), permanece desaparecida.
Dois dias após o incidente, a Polícia Civil identificou e deteve o indivíduo inicialmente considerado suspeito da invasão e furto da obra. As câmeras de segurança registraram o momento em que ele quebrou o vidro do armário e levou o ostensório consigo. Contudo, o suspeito foi liberado pouco tempo depois, pois não estava em situação de flagrante. Desde então, a polícia vinha investigando a possível existência de um cúmplice.
Imagens divulgadas anteriormente ao roubo exibiam o segundo suspeito passando fora da igreja, do lado direito do vídeo, segurando sacolas. Depois, o ladrão que invadiu a igreja aparece à esquerda. As novas imagens, em preto e branco, agora mostram o ladrão saindo da igreja com a peça na mão, dirigindo-se ao muro, enquanto o outro indivíduo se aproxima do lado de fora. Nesse momento, o ladrão entrega o ostensório ao segundo homem, que o recebe e foge correndo pela rua.
Uma parte do material furtado, incluindo uma adaga, um crucifixo de plástico, um de brilhantes e a base do ostensório, foi recuperada no jardim da igreja. No entanto, o ostensório em si permanece desaparecido.
O caso está sob investigação da Polícia Federal.
infelizmente já foi derretido. essa pestaiada não respeita mais nada. vixi.
Tudo isso é muito triste.
Mas, falando em Igrejas…Mais uma vez faço um alerta (que já fiz aqui): O que será da abandonada “Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Boa Morte” na esquina da Rua do Rosário com Av. Rio Branco? Abandonada desde a pandemia…nunca mais abriu! Está fechada…mas o que está acontecendo ó ARQUIDIOCESE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO? Dom Orani!? É uma Igreja Histórica! Que será dela? Creio que deva ser Ordem Terceira, pelo visto. Mas…alguma decisão deve ser tomada. Abandonada pela ARQUIDIOCESE, por assim dizer…é um prato cheio para furtos e até mesmo invasões. Sonho com o dia em que ela será reaberta e quem sabe com – ao menos um dia na semana – com a Missa Tridentina? Bom…seria legal – é Histórica.
Bom é isso. Que sejam tomadas as devidas providências para que seja reaberta o mais rápido possível esse oásis no centro da cidade do Rio de Janeiro.