Novas regras para uso de patinetes já estão valendo no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Já estão em vigor as novas regras para uso de patinetes elétricos na cidade do Rio de Janeiro. Entre as novas principais medidas, estão a proibição do uso de calçadas para a circulação e a falta de obrigatoriedade no uso de capacetes.

Outra novidade, é que o serviço, agora será fiscalizado pela Guarda Municipal. As novas práticas seguem o decreto publicado pela prefeitura.

As normas foram anunciadas no início de julho com um prazo de 30 dias para as empresas se credenciarem e adaptarem os patinetes, que vinham em operação desde dezembro na cidade sem qualquer tipo de fiscalização.

Além de regulamentar o serviço cobrando taxas e implementar condições para as empresas, há uma série de mudanças que impactam no que os usuários poderão ou não fazer. Caso desrespeitem a lei, os usuários poderão ser processados civil, penal e administrativamente.

Advertisement

Confira as novas regras estabelecidas:
O usuário está proibido de circular em calçadas.
Faixas compartilhadas em calçadas têm o acesso permitido, porém com limite de velocidade estabelecido para 6 km/h.
O uso de capacete é opcional, cabendo a empresa apenas orientar o uso.
O condutor deve ter a partir de 18 anos, ficando proibido o uso por menores de idade
A velocidade máxima será de 20 km/h.
A circulação está autorizada em ciclovias, ciclofaixas, parques urbanos, praças públicas e vias fechadas ao lazer no limite de 6 km/h.
Nas primeiras nove corridas, ou nos 45 minutos iniciais, o usuário terá um controle automático que só o capacitará de andar com o patinete até 12 km/h.
É proibida, sob qualquer hipótese, a condução de animais, passageiros e cargas.
Os patinetes elétricas não podem ser estacionados em golas de árvores e canteiros.
O equipamento também não pode obstruir o acesso a rampas, bueiros e a circulação em esquinas. Tampouco pode impedir gerar problemas ao trânsito a lojas comerciais, garagens e prédios.
Para estacionar o transporte ao fim de uma viagem, o usuário deve deixá-lo em uma calçada com largura superior ou igual a dois metros e meio, com no máximo um metro de distância da borda do meio-fio.
Os aparelhos, que deverão ter ainda indicador de velocidade e campainha, precisam de sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral.
Ao alugar o equipamento, o custo de locação incluirá um seguro de responsabilidade civil e essa informação deverá ser repassada ao usuário.
Fica vedada a circulação de patinetes em calçadas, de qualquer dimensão, bem como nas vias exclusivas do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novas regras para uso de patinetes já estão valendo no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui