É ano de Copa, é ano de eleição! E faltando 9 meses para outubro as coisas começam a ficar mais claras ou pelo menos deveriam. Certo até agora apenas a candidatura de Sergio Cabral (PMDB) a governador e olhe lá. Já o Garotinho (PR) é uma quase certeza. Ambos apoiariam a candidata do PT Dilma Rousseff.
Pela outra via a chapa PSDB-DEM-PPS está até agora sem candidato, que deve apoiar José Serra. Gabeira, do PV, era o candidato natural da chapa, teve de sair depois do lançamento de Marina Silva para presidente pelo partido. Ele então sairia para o Senado mas acabou desistindo pela dificuldade que teria em se eleger com apenas 30 segundos de tempo na Tv e em uma disputa que promete ser acirrada. O vereador Alfredo Sirkis lançou-se pré-candito ao governo e a vereadora Aspásia Camargo, mas só para constar mesmo, eles não perdem o mandato com isso.
- Indio da Costa (DEM) – Deputado Federal, e foi um dos pré-candidatos de seu partido para a Prefeitura do Rio em 2008;
- Marcelo Garcia (DEM) – foi secretário de assistência social no governo Cesar Maia;
- Otávio Leite (PSDB) – deputado federal, foi vice-prefeito de Cesar Maia
- Marcelo Itagiba (PSDB) – deputado federal, tucano novo, tentou ser candidato a prefeito pelo PMDB em 2008 mas foi atropelado por Cabral e Paes.
- Andréa Gouvêa Vieira (PSDB) – vereadora, não acho que seria a candidata, é inviável.
- Stepan Necessian (PPS) – vereador, ator.
Ainda tem os nomes de Cesar Maia (DEM) que repete nas perguntas do FormSpring que as circusntâncias indicam o Senado e com a saída de Gabeira da corrida se torna um dos favoritos. Além da juíza Denise Frossard, que perdeu para Sergio Cabral no 2o turno de 2006 mas ganhando na capital e em Niterói. E, claro, o próprio Gabeira que é a preferência declarada da chapa.
Já Lindberg esse foi sacrificado pelo PT mesmo, viria ao Senado mostraram que seria sacrificado, ensaiou uma rebeldia e ficou por isso mesmo.
E para o Senado do Rio de Janeiro?
O Senado onde o Rio de Janeiro é tão mal representado é o que tem mais pré-candidatos declarados.
- Cesar Maia (DEM), o ex-prefeito pode até vir a governador mas insiste que o momento o indica a Senado. Certamente, e quem acompanha o Diário do Rio sabe, terá meu voto
- Crivella (PRB), atual senador, dizem que ele poderia se sacrificar e vir candidato a deputado federal para aumentar a bancade de seu partido. E há dúvidas que ele teria uma votação absurda?
- Benedita (PT), anda bem sumida e pode ter sua candidatura sacrificada para dar lugar a Lindberg.
- Jorge Picciani (PMDB), o atual presidente da ALERJ quer ser senador e sabe que será difícil, dizem que ele poderá desistir e ser candidato novamente a estadual
O top 5 fechava com Gabeira (PV) mas como disse acima ele desistiu da candidatura e deverá vir a Federal. Os outros seriam Waguinho (não sei o partido), Miro Teixeira (PDT) e Pastor Manoel Ferreira (PR).