Nove em cada dez turistas escolhem o Rio de Janeiro como destino para diversão, férias e Carnaval. A preferência dos visitantes conta em uma pesquisa publicada, nesta quarta-feira (27/03), pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), destacando a relevância cultural e econômica do turismo na região.
A análise, que ouviu 1.400 pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, no período de 05 a 19 de fevereiro, revelou que a maior festa popular do Brasil, o Carnaval, atrai sozinha 30,2% dos visitantes.
Com uma movimentação financeira direta estimada em R$ 2,35 bilhões, os gastos dos turistas abrangem desde hospedagem e alimentação até entretenimento e compras variadas, evidenciando o turismo como um pilar forte para a economia do estado.
Além disso, a pesquisa indica que o setor de turismo, no total, gera cerca de R$ 6 bilhões para o estado. Segundo a pesquisa, 33,1% dos entrevistados disseram que visitaram ou pretendiam visitar outras cidades, além do Rio.
Búzios é a cidade preferida de 46,1%, seguida Arraial do Cabo (35,3%), Angra dos Reis (30%), Cabo Frio (19,8%) e Paraty (16,8%). 43,5% responderam que visitaram ou pretendiam visitar mais de uma cidade.
Do ponto de vista demográfico, os argentinos lideram o ranking de turistas estrangeiros, seguidos por norte-americanos e chilenos. Entre os visitantes nacionais, paulistas, mineiros e gaúchos formam a maioria, demonstrando o forte apelo do Rio de Janeiro para os próprios brasileiros.
Perguntados sobre três pontos turísticos que visitaram ou pretendiam visitar, o Cristo Redentor foi o mais citado (62,6%), seguido do Pão de Açúcar (48%) e praias (18,6%). O Sambódromo da Marquês de Sapucaí foi citado por 14,9% dos entrevistados, enquanto o Maracanã por 9,4%.
Antes de visitarem o Rio, muitos turistas carregavam uma expectativa negativa em relação à segurança da cidade, como revelou a pesquisa. Cerca de 42,6% dos entrevistados expressaram preocupação e receio quanto à segurança pública antes di desembarque aqui. Mas depois da experiência na cidade, a percepção de segurança entre os turistas melhorou.
A segurança pública surge como o ponto de maior insatisfação entre os turistas que visitaram o Rio, com 16,9% dos entrevistados relatando estarem muito insatisfeitos com esse aspecto, como indica a pesquisa do IFec RJ.
Em comparação, o item preço, ainda que também seja uma preocupação pra muitos, registrou uma menor proporção de turistas “muito insatisfeitos” alcançando 12,5%.
Feriado da Páscoa impulsiona turismo
Depois do carnaval, o feriado da Páscoa vai impulsionar de novo o turismo no Rio. De acordo com um levantamento da fundação Visit Rio, a ocupação hoteleira na cidade deve chegar aos 82% na cidade. Os dados estimam o percentual entre os dias 29 e 31 de março.
Assim como no carnaval, entre os atrativos, o Bondinho Pão de Açúcar é um dos mais disputados, e nesse feriado, espera receber 22 mil visitantes, um aumento de 20% em comparação com 2023.
O passeio que os turistas procuram aqui está nos sites Skokka e PhotoAcompa!
Essa pesquisa, considerando o período do ano em que foi feita, é tendenciosa, porque é óbvio que quem estava na cidade na época do Carnaval e que respondeu a pesquisa ou decidiu vir para cá ou decidiu ficar na cidade…
E tem gente que ainda acredita em pesquisas como essa…
Dããã!!!!
O Rio continua sendo uma das principais atrações internacionais aos que buscam diversão e lazer. Temos orgulho de fazer parte disso porque nosso segmento explora justamente as principais maravilhas de nossa cidade sobrevoando os principais destaques a bordo de um helicóptero. Todos os nossos clientes ficam extremamente encantados e isso é muito gratificante.
excelente! Tenho uma agência de turismo que faz passeios de helicópteros e esse periodo é de fato de maior movimento. E fico feliz com a notícia tanto pela minha cidade ser escolhida como pelo meu negócio.
Parabéns pela matéria!