RJ tem 9 praias com o selo Bandeira Azul; veja quais são

Entre as premiadas estão Reserva e Prainha, na capital; Peró, em Cabo Frio; e Itaúna, em Saquarema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nove praias do estado do Rio de Janeiro receberam o selo internacional de certificação do Programa Bandeira Azul para a temporada 2023/2024, criado pela Foundation for Environmental Education (FEE). Duas estreantes na premiação, a Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, foram diretamente beneficiadas pelas recentes obras da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na Região dos Lagos.

Para o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a certificação de Bandeira Azul para nove praias do estado é um reflexo direto de uma movimentação de governanças em prol da natureza.

Além das obras da Seas e do Inea, responsáveis por elevar a qualidade de duas das praias premiadas, temos diversas unidades de conservação estaduais e municipais que zelam diariamente por esses locais que são de diversão, mas também de educação ambiental e valorização da nossa biodiversidade. Não medimos esforços para implantarmos políticas em prol de um Rio de Janeiro ainda mais bonito, prazeroso e sustentável para todos que desejam nos visitar”, comemorou Pampolha.

O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais praias reconhecidas por esta edição do programa. O certificado é reconhecido internacionalmente e tem como objetivo elevar o grau de conscientização da população e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. A Bandeira Azul concedida significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados pelo júri internacional, e também eleva o turismo da cidade a uma nova categoria.

Advertisement

Diversos critérios são levados em consideração para a concessão do título, como a qualidade da água, a limpeza da praia, o valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população. O programa que avalia as candidaturas conta com júri internacional e emite a certificação oficial dos vencedores do hemisfério sul no mês de novembro, quando se inicia a temporada de verão.

As praias do RJ premiadas são a do Forno e Azeda Azedinha, em Búzios; Peró, em Cabo Frio; Sossego, em Niterói; Itaúna, em Saquarema; Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia; e Reserva e Prainha, na capital fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ tem 9 praias com o selo Bandeira Azul; veja quais são
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui