Novembro negro: calendário cultural marca o dia da consciência negra

Com atividades online e presenciais, eventos seguem as recomendações das Regras de Ouro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para celebrar e reverenciar a Cultura afro-brasileira, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do negro (Comdedine-RJ), preparou uma programação com uma série de atividades online e presencial , com  oficinas, exposições, lives e shows musicais. 

Pensando a dança e as relações raciais na corporeidade, o Centro Coreográfico realiza o Caminhos e Negritudes: Formação do corpo negro em balé clássico , com Paulo Melgaço, no dia 19, a partir das 16h, de forma online , no Facebook do CCO. 

No dia 20, marcando o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, a partir das 6h começa a tradicional cerimônia no busto de Zumbi, no Centro, com a alvorada com rufar de tambores. O encontro presencial, que será realizado com respeito ao distanciamento social e todas as regras de ouro da Vigilância Sanitária, traz a lavagem simbólica do busto e contará com roda de capoeira , atividades culturais e apresentação do Afoxé Filhos de Ghandi. A partir das 13h os festejos chegam ao Andaraí, no Renascença Clube, que realiza a tradicional feijoada, seguida do samba em homenagem ao cantor Reinaldo, com público reduzido, distanciamento entre as mesas e a entrada com máscara é obrigatória. 

No Museu da História e Cultura Afro-brasileira (MUHCAB), das 14h às 19h, a programação online conta com a performance “Entre correntes, de Sheila Bezerra; aula de dança afro com o grupo Ile Ofé e o professor Charles Nelson, e roda de capoeira. As atividades acontecem no instagram do museu. 

Advertisement

Nas redes sociais, o Centro Coreográfico apresenta o Raízes, periferia e conhecimento, com Luciana Monnerat. O projeto é formado por uma série de vídeos curtos que visam fomentar práticas antirracistas na educação em dança , ampliando a concepção de território criativo para esta arte. 

A partir das 16h, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, relembra a retrospectiva do Cortejo da Tia Ciata, realizado em 2019. A programação acontece no Facebook e Instagram do Centro. E para os amantes do estilo choro, às 19h30, a Lona Cultural João Bosco, apresenta a live “Choro Negro”, no Instagram e Youtube. Neste mesmo horário, o Centro Cultural Laurinda recebe a exposição “Tenha Fé”. Trazendo imagens de trabalhos artísticos que fazem uma conexão com a religiosidade afro ameríndia, mostrando obras de artistas relevantes que evocam as raízes do sagrado através da arte, da Cultura, da Educação. 

Em breve divulgaremos a agenda completa das demais programações e atividades que compõe o novembro negro. 

SERVIÇO
Centro Coreográfico 
Facebook
Instagram
Museu da História e Cultura Afro-brasileira 
Instagram
Centro de Artes Calouste 
Facebook
Lona João Bosco 
Facebook
Centro Cultural Laurinda 
Instagram

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novembro negro: calendário cultural marca o dia da consciência negra
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Novembro negro: calendário cultural marca o dia da consciência negra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui