Novo aplicativo ‘RJ É o Bicho!’ promove a colaboração da população na proteção e preservação dos animais

No aplicativo é possível cadastrar fotos, vídeos e informações que ajudam a mapear a fauna no Estado do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

O lançamento do aplicativo “RJ É o Bicho!” oferece aos cidadãos uma oportunidade única de contribuir para a preservação e proteção da fauna no Estado do Rio de Janeiro. Esta ferramenta visa a coleta de dados relacionados ao avistamento e atropelamento de animais de todas as espécies. Com essas informações valiosas, será possível mapear áreas de alto risco para a fauna, entender a distribuição geográfica de atropelamentos, identificar espécies mais afetadas e avaliar potenciais desequilíbrios ambientais.

O aplicativo é organizado em três vertentes principais. A primeira delas é denominada “Bicho na Pista” onde os usuários podem registrar animais atropelados. Neste contexto, os participantes preenchem um formulário com detalhes como a espécie (se conhecida), localização precisa, tipo de via, pavimento, velocidade máxima permitida, presença de vazamentos de produtos na estrada, condições climáticas e vegetação circundante. É possível anexar até três fotos do animal.

A segunda vertente “Monitoramento de Fauna” permite o registro de avistamentos de animais de qualquer espécie, sob qualquer condição, não se limitando apenas aos casos de atropelamento. Os usuários podem inserir informações detalhadas sobre a espécie avistada e anexar até três fotos. Esta seção é fundamental para a identificação de desequilíbrios ambientais, como o deslocamento de espécies de seus habitats ou o reaparecimento de animais anteriormente considerados em extinção. E além disso, há uma área restrita destinada a pesquisadores e guardas de parques que frequentemente interagem com a fauna.

Venícios Santos, o Diretor de Negócios da Codex, a empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, destaca que com os dados estatísticos inseridos no app, será “possível uma tomada de decisão mais assertiva por parte das autoridades” explicou. A empresa em questão é especializada em soluções de gestão e análise de informações por meio de sistemas de inteligência geográfica, com foco no desenvolvimento sustentável tanto no setor público quanto no privado.

Advertisement

O Brasil possui quase dois milhões de quilômetros de rodovias e estradas, onde milhares de animais, incluindo lobos-guarás, antas e morcegos, são vítimas de atropelamentos a cada ano. Esses trágicos acidentes podem acelerar a extinção de algumas espécies, além de introduzir poluição sonora e luminosa que afeta os habitats naturais.

A preservação da fauna desempenha um papel crucial na manutenção do equilíbrio da natureza. Os animais desempenham funções essenciais, como o transporte de sementes, o controle populacional de espécies e a produção de substâncias medicinais que combatem doenças, garantindo, assim, a preservação da flora e a harmonia do ecossistema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo aplicativo 'RJ É o Bicho!' promove a colaboração da população na proteção e preservação dos animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui