Na manhã desta quarta-feira (24/01), a Comlurb lançou, em sua sede na Tijuca, o desbastador, um novo equipamento projetado para simplificar o processo de replantio de mudas e recomposição de calçadas após quedas ou remoções de árvores. O desbastador substitui o método tradicional de destoca, aliviando a carga de trabalho dos garis e acelerando a remoção do sistema radicular, responsável pela conexão entre as plantas com o solo
Anteriormente, o processo de destoca envolvia um trabalho árduo e demorado para os garis, visando evitar danos ao calçamento e rupturas em tubulações subterrâneas, incluindo aquelas pertencentes a concessionárias de água, gás e cabos de fibra ótica. Agora, com seis unidades distribuídas pelas gerências de poda da Comlurb em toda a cidade, o desbastador realiza cortes entre 35cm e 40cm abaixo do solo, movendo-se em círculos com uma lança e um disco de corte vertical, avançando horizontalmente.
Após o corte, os restos de raízes mortas se decompõem no local, servindo como adubo para a nova muda que será plantada. Além disso, os resíduos de madeira resultantes do processo são transformados em serragem reutilizável, utilizada em operações de emergência, como conter vazamentos de óleo em pistas, inclusive durante eventos como o Carnaval, após a passagem de carros alegóricos.
Os desbastadores são transportados em veículos de carroceria fixa com rampas removíveis, garantindo a segurança dos garis. Cada conjunto (caminhão transportador e desbastador) está equipado com sinalizadores de LED, alarme sonoro automático ao dar ré e cones, proporcionando uma operação segura e eficaz.