Novo livro revisita 450 anos da história econômica do Rio de Janeiro

Em “História econômica da cidade do Rio de Janeiro”, André Villela analisa a formação e transformação da capital fluminense em 450 anos, com base em fontes primárias inéditas.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A trajetória econômica da cidade do Rio de Janeiro, desde sua fundação em 1565 até os dias atuais, é o foco do novo livro do professor André Arruda Villela, lançado pela Editora FGV, em parceria com a FGV/EPGE. Intitulada História econômica da cidade do Rio de Janeiro: da fundação ao século XXI, a obra oferece uma análise crítica e aprofundada da evolução econômica da capital fluminense ao longo de mais de quatro séculos.

PUBLICIDADE

Baseado em fontes primárias, muitas delas de difícil acesso nos primeiros estudos, o autor revisita a historiografia econômica carioca cruzando dados quantitativos e qualitativos, e articulando a economia com aspectos como demografia, política e saúde pública. As epidemias dos séculos XIX e XX, por exemplo, são tratadas como eventos centrais para compreender o impacto sanitário e econômico no desenvolvimento da cidade.

Inspirado em pesquisas como a de Eulália Lobo, Villela se debruça sobre discrepâncias entre fontes, buscando identificar as mais confiáveis. Segundo ele, o ponto de partida natural para compreender essa história está na dimensão populacional, partindo de algumas centenas de habitantes nos primeiros anos da cidade até os 6,2 milhões registrados em 2022.

O livro percorre as fases principais da formação urbana e econômica da cidade: desde o período colonial, passando pela chegada da Corte portuguesa, o Império, o período republicano, a Era Vargas, a Guerra Fria, até a cidade como capital do Estado da Guanabara (1960-75) e a reorganização institucional e econômica nas décadas seguintes.

“A obra busca entender as razões da decadência da cidade e avaliar as possibilidades de sua reversão”, resume o autor, ao tratar do processo de perda de centralidade econômica e política iniciado na segunda metade do século XX.

A análise acompanha a transformação do Rio de uma cidade periférica na América portuguesa para a capital de um império, e depois, para uma metrópole em crise, lançando luz sobre as forças históricas e estruturais que moldaram o seu destino até os dias atuais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Novo livro revisita 450 anos da história econômica do Rio de Janeiroddr newsletter Novo livro revisita 450 anos da história econômica do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui