Novo Plano Diretor do Rio foi discutido no Encontro da Construção Civil 2022

Discussões sobre a legislação dominaram o evento, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção e pelo Serviço Social da Indústria da Construção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As conversas em torno do novo Plano Diretor do Rio de Janeiro dominaram o Encontro da Construção Civil 2022, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sintraconst-Rio) e pelo Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-Rio). O evento foi aberto pelo governador Claudio Castro, que destacou a importância do setor na geração de empregos no estado.

Presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin lembrou da necessidade de segurança jurídica do investimento para um negócio de tão longa maturação, como o setor da construção civil. Ele conduziu painel com o presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, o vereador Rafael Aloisio Freitas, o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), Marcos Saceanu, e a gerente de Macroplanejamento da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU), Valéria Hazan.

A revisão do Plano Diretor de 2011 é um processo transparente e legitimado, que contou com a participação de diversas instituições, do Ministério Público e da sociedade civil como um todo, presentes a mais de 20 audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal”, destacou Rafael Aloisio Freitas. O vereador acrescentou, ainda, que a última audiência vai acontecer no próximo dia 23, para debater as emendas ao novo Plano Diretor, enviado pelo executivo ao legislativo. “O Plano Diretor uniu os setores privado, Câmara e Prefeitura, na troca de ideias”, destacou Marcos Saceanu.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, que reclamou do aumento dos custos do setor, e o economista Eduardo Giannetti, que traçou o atual momento da economia e as perspectivas políticas e econômicas para o Brasil.

Advertisement

“Para o país continuar crescendo é preciso investimento em capital de giro, máquinas e equipamentos, infraestrutura e capital humano”, disse Giannetti. Ao final do encontro, Claudio Hermolin foi eleito presidente do conselho consultivo do Seconci-Rio para o biênio 2022/2024 e entregou o prêmio Construção Legal para as empresas Dimensional, Cury e Cyrela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo Plano Diretor do Rio foi discutido no Encontro da Construção Civil 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui