Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio

Lançamento em Copacabana é totalmente vendido em um dia; com poucos terrenos disponíveis, as construtoras precisam otimizar cada centímetro de espaço para receber novos moradores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O lançamento do Residencial Be.in.Rio Leopoldo, localizado na rua Leopoldo Miguez, 10, quase esquina com a rua Constante Ramos, em Copacabana, foi um verdadeiro sucesso, com todas as suas unidades vendidas no dia do lançamento. O empreendimento marca o início da coleção Be in Rio, uma parceria entre os Fundos Opportunity e Brix Investimentos, destinada a oferecer residenciais de alto padrão para investidores na cobiçada Zona Sul do Rio de Janeiro.

10c1ffb1 1d9f 427f 9752 541b625af796 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Projeto do Residencial Be.in.Rio – Foto: Divulgação/Opportunity

O êxito do residencial não é apenas resultado de sua qualidade e localização privilegiada, mas também reflete a crescente procura aliado a escassez de lançamentos imobiliários em Copacabana. O icônico bairro carioca, densamente povoado e com uma construção civil consolidada desde os anos 60, enfrenta desafios únicos quando se trata de novos empreendimentos. Com poucos terrenos disponíveis, as construtoras precisam otimizar cada centímetro de espaço, muitas vezes recorrendo a terrenos de metragem reduzida para lançar novas unidades. Hoje Copacabana é um dos bairros formais de maior densidade demográfica do país, atingindo cerca de 50 mil habitantes por quilômetro quadrado, cerca do triplo de seu vizinho Ipanema.

As recentes regulamentações do novo Plano Diretor do Rio têm desempenhado um grande papel nesse cenário. Projetado para promover o crescimento e a revitalização de áreas urbanas estratégicas, o novo Plano Diretor enfatiza a importância de bairros próximos ao centro tornarem-se cada vez mais habitados. Isso se alinha com o objetivo da prefeitura de aproveitar a ampla infraestrutura, opções de lazer e mobilidade urbana dessas áreas, enquanto se beneficia da proximidade com o local de trabalho.

img 6413 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Vista aérea da Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro – Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Em entrevista exclusiva com o DIÁRIO DO RIO, a direção do Opportunity Imobiliário compartilhou sua visão sobre a oportunidade de construir um residencial em um bairro tão consolidado como Copacabana: “Consideramos uma excelente oportunidade. Lançar um residencial no bairro que é um dos mais famosos do Brasil e do mundo é um privilégio. Muitas pessoas querem morar em Copacabana, assim como muitos turistas visitam a cidade e procuram se hospedar no bairro pela importância cultural e geográfica que ele tem. O Be.in.Rio Leopoldo, que teve 100% das unidades vendidas no dia do lançamento, realizado no dia 14 de março, no Hotel Pestana, é a prova desse potencial.”

Advertisement
519725e3 6c1b 4ae6 9040 af475d169c2f 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Lazer no Rooftop Be.in.Rio – Foto: Divulgação/Opportunity

O fundo de investimentos destacou ainda a parceria com o Brix Fundo de Investimento Imobiliário, que permitiu o lançamento da coleção B Rio, voltada para o investidor e para o cliente final que deseja locações de temporadas ou aquelas mais rápidas.

Sobre os desafios enfrentados ao construir em uma área com terrenos cada vez mais escassos e uma urbanização consolidada, o fundo expressou sua confiança: “Na nossa avaliação, não há desafios em construir em Copacabana. Muito pelo contrário, novos empreendimentos, principalmente os de unidades compactas, são muito procurados, pois são uma alternativa de hospedagem e uma excelente forma de investimento para quem compra um imóvel com esse perfil.”

A direção também discutiu como as regulações do novo Plano Diretor do Rio impactaram o projeto do Be.in.Rio Leopoldo em Copacabana: “Este belo projeto e sucesso de vendas só foram possíveis graças aos benefícios que essas regulamentações trouxeram para a cidade, como o resgate ao gabarito original de Copacabana.”

Quanto à importância das mudanças no Plano Diretor, como a ausência de limites para construir varandas e a flexibilização do afastamento frontal, a direção explicou: “O nosso entendimento sobre o afastamento frontal é que, quanto mais afastado for a edificação da rua, mais ela se desconecta com a mesma. Urbanisticamente, olhos voltados para a rua é salutar para se ter uma calçada mais dinâmica, interessante e, consequentemente, mais segura.”

img 6415 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Afastamento frontal do Be.in.Rio Leopoldo – Foto: Divulgação/Opportunity

Também abordou a decisão de não exigir vagas de garagem em lançamentos imobiliários na Zona Sul e no Centro: “Diminuir a oferta de veículos de passeio dos grandes centros urbanos é mudança de paradigmas que já ocorre há tempos em países europeus. O estacionamento ocupa um espaço significativo na área total da edificação e a obrigação de vagas ainda é um fator delicado para viabilidade de novos empreendimentos.”

O Be.in.Rio Leopoldo se junta a outros lançamentos na “Princesinha do Mar”, como o Nook CopacabanaBe in Rio ArpoadorResidencial PeixotoCanto MarCanto Rio Selfie Tech Copacabana, reforçando a tendência de renovação e valorização imobiliária em um dos bairros mais emblemáticos e desejados do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. É estranho pensar na atual situação de Copacabana, mesmo com um prefeito apaixonado pela cidade e com grande competência em administração pública. O que se vê hoje são calçadas ocupadas com venda de mercadorias, impossibilitando a passagem do pedestre; Carros de aplicativo parando para fazer desembarque em local proíbido pela legislação de trânsito; Onibus parando longe do ponto com usuário no centro da pista; Queda de energia constante; Bueiros com tampas furtadas; Rolos de fios aos montes nos postes, bem acima do necessário para o serviço prestado; Unidades de prestação de serviços públicos sem dar conta do serviço diante da quantidade grande de usuários… principalmente a delegacia;

    Sei não, acho que Copacabana é o local da cidade do Rio que mais precisa de uma intervenção de ordem pública.

    Comprar um imóvel ali, é só pra quem não é brasileiro e quer economizar com pagamento de hotéis e de quebra fazer uma grana em plataformas de aluguel de imóveis por temporada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui