Novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é inaugurado no Centro do Rio

Única unidade pública especializada em neurocirurgia do país, o IECPN passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alvarenga/Divulgação

As novas instalações do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), no Centro do Rio, foram inauguradas neste sábado (18/03) pelo governador Cláudio Castro, pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, e pelo diretor da unidade, Paulo Niemeyer. Única unidade pública especializada em neurocirurgia do país, o IECPN passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço.

“É uma grande entrega não só para o estado do Rio de Janeiro, mas também para o Brasil inteiro. É uma unidade única no país, que conta com o trabalho formidável de uma equipe altamente capacitada, comandada pelo Dr. Paulo Niemeyer. Um hospital com padrão internacional de qualidade e atendimento especializado. É um orgulho para o nosso estado e para todos os fluminenses“, afirmou Cláudio Castro.

Paco do Ouvidor Novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é inaugurado no Centro do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A obra inclui uma nova UTI pediátrica, enfermarias, ginásio de reabilitação com uma casa funcional, brinquedoteca, além de equipamentos de ponta no atendimento de neurocirurgia.

Esta ampliação vai possibilitar dobrar a capacidade de cirurgias para atender a população do estado do Rio de Janeiro. É um equipamento de excelência e temos o desafio de trazer toda a rede de saúde do estado para o padrão deste instituto. O novo Instituto Estadual do Cérebro vai salvar milhares de vidas. Vamos ter um atendimento diferenciado, com a reabilitação, e com acesso aos melhores equipamentos de neurocirurgia do mundo. Temos também aqui uma das melhores equipes de pesquisa, atendimento e inovação do mundo“, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Advertisement

Após as mudanças, foram abertos 49 novos leitos de enfermaria (39 leitos adultos e 10 pediátricos) e mais dez leitos de CTI infantil (3 neonatais e 7 pediátricos). Eles se somam aos 44 leitos de UTI adulto já existentes. O novo edifício de seis andares foi interligado ao antigo prédio.

Criado em 2013, o IECPN é referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e atende exclusivamente a pacientes do SUS. Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames.

O Gamma Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões, recebeu uma atualização de ponta. Com o upgrade, o equipamento, que realiza em média 22 cirurgias por mês, passou a fazer o tratamento de várias doenças até então não atendidas. No Brasil, existem quatro equipamentos Gamma Knife, e o IECPN é o único hospital público do país a possuir um. Além disso, é o hospital que faz o maior número de procedimentos com essa máquina.

O IECPN atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e é a única unidade do país voltada ao tratamento de doenças neurocirúrgicas, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Além disso, é uma importante instituição de ensino e pesquisa, com mais de 200 artigos publicados, inclusive com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.

O Instituto Estadual do Cérebro conquistou, em 2017, a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo prédio do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é inaugurado no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui