Novo submarino brasileiro leva nome de embarcação que naufragou na Baía de Guanabara no Natal de 2000

Lula e Macron participam nesta quarta-feira da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Marinha do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira do lançamento e batismo do submarino Tonelero em Itaguaí, na Costa Verde do Rio, acompanhado do presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre agendas no Brasil nesta semana.

O nome escolhido pela Marinha tem duas referências à história naval brasileira. Ao mesmo tempo que faz menção à principal ação naval da Marinha Imperial brasileira na Guerra do Prata (1851-1852), também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas, o Tonelero também foi o nome de um submarino brasileiro que naufragou na Baía de Guanabara há quase 24 anos.

Em 24 de dezembro de 2000, um dos maiores submarinos da frota brasileira, o Tonelero (S21), foi parar no fundo da Baía de Guanabara. De acordo com a Marinha, ele estava atracado para reparos e o naufrágio o ocorreu após um defeito nas válvulas do sistema hidráulico, que provocou o alagamento da embarcação. Os nove tripulantes tentaram, mas não conseguiram impedir o alagamento e abandonaram o Tonelero sem ferimentos. Dentro da embarcação que foi parar no fundo da baía ficaram quatro torpedos desativados que não ofereciam riscos de explosão.

Usado para a formação de comandantes, o primeiro Tonelero era de propulsão diesel-elétrica, tinha capacidade para 80 pessoas e carregava até 22 torpedos. De fabricação britânica, foi incorporado à Marinha Brasileira no ano de 1977. Após 10 dias a embarcação foi retirada do fundo da baía. O prejuízo estimado na época foi de R$ 300 milhões.

Advertisement

Lançamento

O evento de lançamento desta quarta sela mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), firmado entre Brasil e França em 2008. Em cerimônia prevista para ser mais fechada e formal no Complexo Naval de Itaguaí, o Tonelero será batizado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, cumprindo uma tradição da Marinha.

Ainda participarão do evento o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim. Estarão presentes ainda o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Podemos).

O novo Tonelero tem 71,6 metros de comprimento e 6,2 metros de diâmetro. A embarcação é equipada para lançar torpedos, mísseis antinavio e minas e tem sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, além de dispositivos de guerra eletrônica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo submarino brasileiro leva nome de embarcação que naufragou na Baía de Guanabara no Natal de 2000
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui