Novo Terminal Mato Alto, amplamente maior que o antigo, é inaugurado em Guaratiba

Antigo terminal, que foi demolido, tinha cerca de 500 metros quadrados; novo local possui quase 7.400m²

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Terminal Mato Alto, em Guaratiba - Foto: Rafael Jannuzzi/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (19/05), o novo Terminal Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste da capital fluminense.

Trata-se do segundo terminal construído no corredor Transoeste do sistema BRT a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro, Magarça, foi entregue à população carioca no último dia 31/03.

Estão em obras atualmente os terminais de Curral Falso e Pingo D’Água, que serão entregues ainda este ano. Com os investimentos públicos no Transoeste, o corredor já transporta uma média de 204 mil passageiros por dia, contra 79 mil passageiros diários registrados em março de 2021, quando a Prefeitura retomou a gestão do BRT.

”É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte durante anos. É muito difícil construir. Destruir é muito fácil, e reconstruir é mais difícil ainda. Muito bom ver hoje o trabalhador de bairros como Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz e Campo Grande chegar num terminal confortável, digno, com cobertura para dias de sol e chuva. Poder entrar num ônibus confortável, digno, novo, com o ar-condicionado funcionando”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Advertisement

A antiga estação Mato Alto, de quase 500 metros quadrados, foi demolida, dando lugar a um terminal amplamente maior, com 7.390m². Ele proporcionará mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.

”Aqui era uma estação com um módulo pequeno. Agora vemos a enorme estrutura que foi criada para uma região com muita demanda. Vai ser muito mais confortável para as pessoas virem, com serviços expressos e também paradores que nascem aqui no Terminal Mato Alto e vão para o Alvorada. Temos também os alimentadores, tudo para ter um sistema de transporte robusto para servir a população”, disse a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Operação no terminal

O novo Terminal Mato Alto operará em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando mais de mil metros quadrados de área coberta; dois bicicletários de 240m² de área construída, com 512 vagas de bicicletas; e uma ciclovia com quase 2.800 metros de extensão.

O terminal alimentador e o bicicletário Norte (que atende aos passageiros no sentido Barra da Tijuca x Santa Cruz/Guaratiba) estão em funcionamento.

Já o terminal alimentador e o bicicletário do lado Sul (sentido Santa Cruz/Guaratiba x Barra da Tijuca) terão as obras iniciadas na próxima semana, com previsão de 90 dias para a conclusão. A estação provisória Sul, montada no ano passado para atender à população, será desmobilizada para dar lugar às obras do espaço definitivo.

”Esse terminal vai trazer uma melhora na qualidade do transporte. Aqui era horrível. Antigamente eu levava uma hora, uma hora e meia daqui até o Recreio dos Bandeirantes. Hoje eu gasto em torno de 25 minutos, meia hora. Esse tempo disponível gera uma melhor qualidade de vida, mais tempo para eu poder praticar esportes. Além disso, ganhamos um conforto que não tínhamos”, disse o adestrador Franklin Borges de Arruda, que trabalha no Recreio.

Passarela exclusiva para facilitar acesso entre plataformas

Enquanto durarem as obras do terminal alimentador Sul, os ônibus regulares que parariam no local serão deslocados para o terminal alimentador Norte, de onde os passageiros poderão também acessar o sistema BRT. Uma grande passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI.

A obra do Terminal Mato Alto incluiu ainda dois novos viadutos, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

”É mais uma entrega para a Nova Transoeste. Tem dois viadutos, uma passarela, mudamos todo o entorno, trazendo mais fluidez no trânsito. O novo terminal contempla banheiros para os usuários, tem uma área grande para o BRT, com conforto no embarque e desembarque. Seguimos trabalhando para entregar todos os equipamentos que a população carioca merece”, afirmou a secretária municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Terminal terá 7 linhas de BRT

Além das duas linhas que operam a partir do Mato Alto, 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada – parador), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal. São elas:

  • 10 (Santa Cruz x Alvorada – expresso): intervalo de 4 minutos, no pico da manhã, e de 6 minutos, no da tarde;
  • 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador): noturno, intervalos de 12 minutos;
  • 12 (Pingo D’Água x Alvorada – expresso): intervalos de 3 minutos no pico da manhã, e de 6 minutos no da tarde;
  • 19 (Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso): somente à tarde, intervalos de 8 minutos;
  • 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – expresso): somente à tarde, intervalos de 7 minutos.

A linha 13 vai operar com intervalos de 5 minutos no pico da manhã, e 6 minutos no da tarde. Já na linha 25, os intervalos serão de 6 minutos no pico da manhã e da tarde.

”O Transoeste é o nosso maior corredor, que transporta o maior número de pessoas. Agradecemos à população pela paciência de estar usando até agora a estação Mato Alto. A vida já tinha melhorado a partir de dezembro, quando colocamos os novos amarelinhos para rodar na Transoeste. Mas agora, com o Terminal Mato Alto, as pessoas vão poder esperar o ônibus e embarcar com muito mais qualidade, segurança e conforto”, declarou Claudia Secin, diretora-presidente da Mobi-Rio, empresa pública municipal responsável pela operação do BRT.

Ônibus nos terminais alimentadores

Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:

  • 853 (Vila Kennedy x Terminal Mato Alto);
  • SV853 (Vila Kennedy x Terminal Mato Alto);
  • 872 (Praia de Sepetiba x Terminal Mato Alto);
  • 883 (Bangu x Terminal Mato Alto);
  • 885 (Terminal Mato Alto x Santa Cruz).

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

  • 852 (Terminal Campo Grande x Pedra de Guaratiba);
  • SP852 (Terminal Campo Grande x Piraquê);
  • 857 (Terminal Campo Grande x Terminal Pingo D’Água);
  • 866 (Terminal Campo Grande x Pedra de Guaratiba);
  • 867 (Barra de Guaratiba x Terminal Campo Grande).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo Terminal Mato Alto, amplamente maior que o antigo, é inaugurado em Guaratiba
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. aproveito o espaço para elogiar o terminal gentileza, na rodoviária. excelente obra. mudou o embarque/desembarque da água pro vinho. fiquei boquiaberto com o empreendimento. é tratar o cidadão com respeito.

  2. GOSTARIA QUE VCS PROVICENCIASSE A REFORMA TBEM DO TERMINAL ALVORADA QUE ESTÁ HORRIVEL E ESTA NO CENTRAO DA BARRA DA TIJUCA. É VERGONHOSO TER COM TANTA SUJEIRA, ELEVADOR NÃO FUNCIONA.PROVIDENCIE ESTA REFORMA.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui