Novos benefícios tributários do Reviver Centro são aprovados em primeira discussão

Texto aprovado prevê a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos (ITBI) por cinco anos a novas unidades residenciais

Vista aérea do Porto Maravilha • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (31/08), a Câmara do Rio aprovou o PL 1732/2023, que cria novos benefícios tributários para impulsionar o programa Reviver Centro, lançado em 2021. A matéria prevê a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos (ITBI) por cinco anos a novas unidades residenciais, sejam elas prédios comerciais reconvertidos, imóveis recuperados ou novas edificações. As novas regras valem para as regiões da Praça XV, Castelo e Cinelândia.

Hoje, dentro do Reviver Centro 1, há descontos no ITBI apenas para as unidades populares. Para o restante, o ITBI é o mesmo praticado em toda a cidade: 3% do valor de mercado do imóvel.

Em uma audiência pública sobre o projeto realizada na Câmara no primeiro semestre do ano, o auditor da receita municipal Ricardo de Azevedo Martins explicou a necessidade de alteração no benefício, após o acompanhamento dos resultados da primeira versão do programa, que previa apenas incentivos relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS). 

O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Naquele momento, talvez, ficou faltando uma complementação em relação ao incentivo do ITBI porque a gente pensou muito ali na transformação inicial, na necessidade das aquisições iniciais e nas transformações que seriam feitas. Estas transformações têm uma carga tributária muito forte em ISS,  mas a gente acabou não pensando muito na comercialização futura desses imóveis que seriam objeto dessa revitalização”, sublinhou o auditor. 

O projeto foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta para nova votação, prevista para terça-feira.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Centro do RJ decadência total ninguém quer investir, Prefeitura perdeu moral e poder, além do Centro e em toda cidade, que absurdo de vergonha, nem isenção é visto como investimento, é visto tbm por moradias de migrantes pobres em seguida desce para categoria de mendigo fazendo do centro um imenso dormitório à céu aberto, tudo isso graças ao Paes e suas obras deformadas e corruptas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui