A CET-Rio anunciou que, a partir de segunda-feira (30/09), os Painéis de Controle de Faixas Reversíveis (PCFR), também conhecidos como sinalização “X” e “Seta”, começarão a funcionar no Tabuleiro Superior do Elevado das Bandeiras e na Rua Jardim Botânico. Esses painéis serão ativados durante os horários de implantação das faixas reversíveis, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito. O sistema eletrônico usará sinais luminosos em formato de “X” e “Seta” para orientar os motoristas.
Painéis de Controle de Faixas Reversíveis no Elevado das Bandeiras
No Elevado das Bandeiras, a faixa reversível será ativada em dias úteis, das 5h às 11h30, no sentido São Conrado. Durante esse período, as duas faixas no sentido Barra da Tijuca exibirão o “X” vermelho, indicando que não estão liberadas para tráfego. As duas faixas no sentido São Conrado terão a seta verde, liberando o fluxo de veículos.
Após as 11h30, o sentido do tráfego muda: até as 23h, as faixas no sentido Barra da Tijuca serão liberadas, enquanto o sentido São Conrado exibirá o “X” vermelho.
Painéis de Controle de Faixas Reversíveis na Rua Jardim Botânico
Na Rua Jardim Botânico, o sistema reversível também funcionará em dias úteis, das 17h às 20h, no sentido Gávea, com três faixas de rolamento disponíveis. Durante esse período, o sentido Humaitá será limitado a apenas uma faixa de rolamento.
Funcionamento e Monitoramento
Os painéis funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, com o objetivo de guiar os motoristas sobre o uso seguro das faixas nas vias. Além dos painéis eletrônicos, agentes de trânsito estarão presentes ao longo das vias e farão rondas de moto para garantir que os motoristas sigam o fluxo correto de acordo com as indicações das faixas reversíveis ou em casos de alterações no trânsito.
O Centro de Operações Rio (COR), através das câmeras de monitoramento em tempo real, observará o fluxo de veículos nas vias, permitindo que os técnicos da CET-Rio acionem o sistema “X” e “Seta” conforme necessário.
Alerta aos Motoristas
A CET-Rio reforça a importância de os motoristas estarem atentos às sinalizações eletrônicas e às orientações dos agentes de trânsito, para garantir a segurança e o correto uso das faixas durante os horários de reversão.