Número de animais abandonados no Rio bate recorde desde o início da pandemia

Índices de abandono de animais tem crescido assutadoramente na Capital Fluminense nos últimos anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
foto: Reprodução

Desde o início da pandemia, a cidade do Rio vem registrando um aumento expressivo no números de animais abandonados. Em janeiro de 2021, foram 173 casos de abandono e maus-tratos — e o número pulou para 639 em janeiro deste ano Em abril foi registrado um recorde absoluto: 655, contra 183 em abril do ano passado. As informações foram divulgadas pela jornalista Berenice Seara.

Número de animais abandonados no Rio cresceu 250% no último ano

O abandono de animais na cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 250% no último ano, de acordo com a Comissão de Direitos dos Animais da Câmara dos Vereadores. Em abril, esse número cresceu ainda mais, chegando a 357% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Infelizmente o fato é real. É necessário, por isso, que ações de impacto sejam efetivadas para reduzir o número de animais abandonados. Cito, como exemplo, o programa RJPET Castrações que criei quando estive no Estado, com total apoio do Governador Cláudio Castro, e que já castrou mais de 65mil cães e gatos em todo o Estado. Pela primeira vez na história, o Estado passou a tratar do tema”, comenta o ex-secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal no governo

Abandono é considerado crime de maus-tratos no Brasil, com punição que vai de multa e perda da guarda do animal a prisão. A legislação também prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica violência contra animais.

Advertisement

Embora o resgate seja uma das opções do 1746, número de apoio da prefeitura, essa escolha não está disponível. Quem tenta é orientado a procurar uma ONG. Denúncias de maus-tratos não podem ser anônimas e levam até sete dias úteis para serem checadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de animais abandonados no Rio bate recorde desde o início da pandemia
Advertisement